Está aqui
Fóruns de Participação
O objetivo é o estabelecimento de políticas interculturais, a favor de uma correta integração dos imigrantes e o respeito pela diversidade. Uma cidade intercultural tem a capacidade de gerir e explorar a sua diversidade cultural, vendo-a como um ativo valioso e não como uma ameaça.
Estimulando uma boa gestão da diversidade, incentiva-se a criatividade e a inovação, gerando prosperidade económica e uma melhor qualidade de vida para todos.O projeto Cidades Interculturais disponibiliza uma ferramenta, o Index, que avalia o estado atual da política local e de gestão da diversidade em áreas como o desenvolvimento económico, habitação, segurança e educação.
A Rede dos Municípios Amigos da Diversidade (RMAD) constitui-se como uma rede pioneira na conceção, implementação e avaliação de políticas locais estruturantes e sustentáveis, tendo por base planos municipais transversais ao processo de acolhimento e integração dos imigrantes ao nível local, assentes no diagnóstico real das suas necessidades.
Fundada nas recomendações resultantes da Agenda Comum para a Integração de NPT no que respeita à:
(i) valorização das políticas de integração a nível local;
(ii) melhoria da cooperação entre os diferentes níveis de governança: nacional, regional e local;
(iii) promoção da monitorização dos serviços e políticas desenvolvidas aos diferentes níveis
No âmbito desta rede foi aplicado ao município de cascais o IMAD – Índice dos Municípios Amigos dos Imigrantes e da Diversidade, que é uma ferramenta de apoio à caraterização e monitorização das políticas locais de acolhimento e integração dos imigrantes.
A Rede de Acolhimento ao Migrante de Cascais visa promover a intervenção articulada entre todas as Entidades que intervêm na área das migrações em Cascais, com estatuto CLAIM, e para criar um mecanismo de acolhimento ao migrante que vem residir para o Município.
A Câmara Municipal de Cascais, através da Equipa de Diversidade Cultural e Migrações, criou a Rede de Acolhimento Municipal ao Migrante de Cascais (RAMMC). Inicialmente, a RAMMC era composta por 4 entidades (Câmara Municipal de Cascais, Cáritas Diocesana de Lisboa, Casa do Brasil de Lisboa e Centro Cultural Moldavo) e em 2021 integrou a Diáspora Sem Fronteiras.
Consulte os recursos de atendimento AQUI.