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Dióxido de azoto

O dióxido de azoto (NO2) resulta da queima de combustíveis em unidades industriais e da combustão, a altas temperaturas, nos motores dos veículos automóveis.
 
Mais de 40% das emissões de óxidos de azoto (NOx) provêm do transporte rodoviário, o que significa que os níveis são mais altos perto de estradas movimentadas e em grandes áreas urbanas.
 
CARACTERISTICAS:
 Cor acastanhada
 Gás tóxico
 
EFEITOS NO AMBIENTE:
 A interação dos Óxidos de Azoto (NOx) e Dióxidos de Azoto (NO2) com a água (H2O), oxigénio (O2) e outros poluentes existentes na atmosfera, levam ao surgimento das chuvas ácidas, chuvas essas que levam ao aumento do pH nos solos e nas águas levando à morte da fauna e da flora.
 O dióxido de azoto (NO2) também reage com hidrocarbonetos (CxHy) na presença de luz solar para criar ozono (O3) e contribui para a formação de partículas.
 
EFEITOS NA SAÚDE:
 Inibe algumas funções dos pulmões, tais como a resposta imunológica, diminuindo a resistência às infeções.
 Suscetibilidade a doenças respiratórias, principalmente em crianças, e também no aumento da possibilidade de ataques de asma.
 Concentrações pontuais superiores a 200 µg/m3 provocam inflamação da vias respiratórias. 
Limites União Europeia Orientações OMS
Limites União Europeia
 Valor limite horário (VLH): 200µg/m3
 Valor limite anual (VLH): 40µg/m3
 Limiar de alerta horário (LAH): 400µg/m3
Orientações OMS
 Orientações - média horária: 200µg/m3
 Orientações - média anual: 40µg/m3

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