Amigo/conhecido A família e as pessoas amigas podem constituir um apoio fundamental para as vítimas de violência doméstica, desempenhando por vezes um papel decisivo no desenrolar da situação.
As vítimas de violência são frequentemente sujeitas a isolamento social, ficando sem rede de apoio emocional, o que dificulta ainda mais a procura de ajuda.
Caso um familiar, colega, uma pessoa amiga, vizinha ou qualquer outra pessoa que conheça lhe tenha contado estar a viver uma experiência de violência doméstica, faça o possível para a ajudar.
Aqui encontra algumas recomendações úteis.
Se você, ou alguém que conhece é ou foi vítima de violência doméstica, existem várias organizações que podem ajudar. Procure ajuda num dos serviços de apoio especializado (
APAV/
Espaço V) existentes em Cascais.
ProfissionalAs pessoas que trabalham nas organizações do concelho podem desempenhar um papel fundamental junto das vítimas de violência doméstica. A forma como atuam pode condicionar o desenrolar de uma situação.
As organizações membro do Fórum Municipal de Cascais contra a Violência Doméstica construíram o Roteiro Rede Segura (ver infra) que visa definir e implementar um conjunto de procedimentos e padrões de qualidade na intervenção de toda a Rede Social no domínio da violência doméstica. O Roteiro disponibiliza informação e instrumentos práticos que podem ajudar a:
SABER detetar casos de VD
SABER
abordar as vítimas de violência doméstica
SABER
reagir a uma revelação
SABER
o que fazer em situações de emergência
SABER
avaliar o grau de risco da situação
SABER
que tipo de informação recolher sobre as situações
SABER
ajudar a vítima a efetuar um plano de segurança pessoal
SABER
onde estão e quais são os recursos existentes
SABER como encaminhar
SABER intervir de forma integrada nos casos de violência doméstica
AgressoresIntervenção com pessoas com comportamentos agressivos nas relações conjugais | Programa Contigo - Cascais
A Câmara Municipal de Cascais financia o Programa Contigo – Cascais dirigido a pessoas com comportamentos agressivos nas relações conjugais, a funcionar desde Setembro de 2010, e que tem por objetivo a prevenção da reincidência dos comportamentos violentos e a proteção das vítimas. As instituições envolvidas na aplicação do programa são a Direção Geral de Reinserção Social e Serviços Prisionais (DGRSP) e A Barragem - Fundação Portuguesa para o Estudo Prevenção e Tratamento das Dependências, que por sua vez articulam com o Espaço V e APAV, para acompanhamento das vítimas sempre que estas o pretendem.
Caso conheça alguma pessoa interessada em participar de forma voluntária (não tendo necessariamente de estar indiciada ou condenada por Violência Doméstica) pode contactar a Equipa de Cascais, Equipa Lisboa Penal 4, da Direção Geral de Reinserção Social e Serviços Prisionais de modo a ser realizada a avaliação prévia para possível integração no Programa Contigo, que decorre em sessões semanais ou bissemanais, ao fim da tarde, nas instalações da Barragem em Cascais.
Contactos
DGRSP – Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (Equipa de Lisboa Penal 4)
Entidade corresponsável pelo programa de intervenção junto de pessoas agressoras e pela admissão de participantes voluntários
Tel. : 214 827 390
E-mail: correio.lisboa.p4@dgrs.mj.pt
+ Informação Avaliação das respostas junto das vítimas de violência
ContactosAPAV – Gabinete de Cascais
A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima é uma instituição particular de solidariedade social, pessoa coletiva de utilidade pública, que tem como objetivo estatutário promover e contribuir para a informação, proteção e apoio aos cidadãos vítimas de infrações penais.
É uma organização sem fins lucrativos e de voluntariado, que apoia, de forma individualizada, qualificada e humanizada, vítimas de crimes, através da prestação de serviços gratuitos e confidenciais.
Telefone: 21 466 42 71
E-mail: apav.cascais@apav.pt
Horário de funcionamento: dias úteis: 10h00-13h00 / 14h00-19h00 | sábado: 10h00-13h00 (sujeito a marcação)
Pessoa de contacto: Carolina Gomes (Gestora do Gabinete)
Espaço V
O Espaço V é o Serviço de Atendimento e Acompanhamento a Vítimas de Violência Doméstica de Cascais.
Dispõe de uma equipa multidisciplinar com grande experiência na área da violência doméstica capaz de providenciar apoio psicológico, atendimento social e aconselhamento jurídico.
O Espaço V procura trabalhar em estreita colaboração com todas as entidades do Concelho com vista a uma intervenção integrada com os vários serviços disponíveis.
O Serviço é Gratuito e Confidencial.
Telefone: 210994321
Horário de funcionamento: dias úteis (sujeito a marcações)
Pessoa de contacto: Mário Jorge Silva (Psicólogo) ou Elsa Figueiredo (Técnica de Serviço Social)