Está aqui
Programa "Mentoria e Computação"
O programa de “Mentoria e Computação”, lançado em setembro de 2023, destina-se às escolas públicas do concelho de Cascais, e pretende fomentar o desenvolvimento de competências, as habilidades académicas que contribuem para o sucessor escolar e para a recuperação das aprendizagens, revolucionando a escola pública do concelho.
Visa proporcionar aos alunos e professores do ensino secundário do concelho o apoio de mentores em algumas disciplinas, enquanto os estudantes e docentes de 3.º ciclo iniciaram a aprendizagem em Computação.
A iniciativa pretende fomentar o desenvolvimento de competências e habilidades académicas que contribuem para o sucessor escolar, revolucionando a escola pública do concelho.
Impacto Mentoria e Computação
A monitorização e a avaliação de impacto nos professores e nos alunos dos programas de Mentorias e de Computação vai ser realizada pela Nova SBE. A avaliação de impacto teve início no arranque do ano letivo de 2023/24, e terminará no final de 2025/26, permitindo informar as escolas, professores e o sistema de ensino sobre os efeitos da adoção destes dois programas, ajudando a definir estratégias futuras para a melhoria dos resultados dos alunos.
Durante o ano letivo 23/24, cerca de 1200 alunos de 40 turmas do 10º e 11º anos de 10 agrupamentos de escola já contam com o apoio de mentores durante as aulas. Este apoio visa proporcionar uma ajuda mais direta tanto aos professores como aos alunos. Um programa que já existia em 3 agrupamentos de escola, em turmas de 3.º ciclo, com contextos escolares de vulnerabilidade e que foi agora reforçado, prolongando-se até 2025.
Curso Científico-Humanísticos: 15 turmas
Curso Ciências Socioeconómicas: 5 turmas
Curso de Línguas e Humanidades: 8 turmas
Curso Artes Visuais: 5 turmas
Curso Profissional: 7 turmas
Este projeto capacita as escolas com 19 mentores licenciados em diferentes áreas, com formação específica em mentorias, e que desenvolvem o seu trabalho em colaboração estreita com os docentes nas turmas definidas pela direção de cada agrupamento escolar, sobretudo em áreas fundamentais como o português.
Além de acompanharem os alunos em sala de aula, também realizam diversas atividades no exterior sala, reforçando as competências dos alunos para a aprendizagem.
Ensinar computação aos alunos significa contribuir para a promoção da literacia científica e tecnológica enquanto elemento agregador e dinamizador de aprendizagens e abordagens multidisciplinares, assim como o pensamento crítico, a seleção de informação para uma análise mais real e objetiva das situações, e a resolução concreta de problemas enquanto, simultaneamente, se forma o pensamento abstrato.
O programa arrancou no ano letivo de 23/24 em trinta e seis turmas de 7.º ano de 9 agrupamentos de escolas públicas de Cascais, permitindo o ensino da computação a mais de mil alunos.
As aulas de computação estão integradas em tempo letivo, uma vez por semana, e são administradas pelos respetivos professores, selecionados pelos diretores de agrupamento e após frequentarem uma formação creditada de 25 horas. Os 30 docentes contam ainda com o apoio de 8 master teachers, especialistas no ensino da computação.
Programa integrado em:
Oferta complementar: 16 turmas
Disciplina de matemática: 18 turmas
Disciplina de informática: 2 turma
Este programa irá estender-se até 2025.