O Plano define os objetivos e metas para a intervenção junto das pessoas sinalizadas na situação de sem-abrigo no Concelho de Cascais. Implementa e operacionaliza uma intervenção integrada e à medida centrada sempre na pessoa através da mobilização de um conjunto de entidades locais de natureza pública e privada
A
1ª Estratégia Nacional para Integração de Pessoas Sem Abrigo 2009-2015 (ENIPSA), coordenada pelo Instituto da Segurança Social, serviu de documento orientador da intervenção a nível local.
A avaliação desta ENIPSA, que contou com a participação das estruturas locais entretanto criadas (NPISA/GPISA), realçou o esforço encetado e recomendou as medidas a implementar em cada objetivo estratégico com a criação das condições necessárias para a sua concretização. Atualmente encontra-se em implementação a Estratégia Nacional para Integração das Pessoas em Situação de Sem Abrigo 2017-2023 (ENIPSSA) aprovada através da Resolução do Conselho de Ministros nº 107/2017,
publicada no DR, 1ª série, Nº 142 de 25 de julho.
Cada vez mais conscientes da necessidade de uma intervenção mais profunda e mais concertada no âmbito desta problemática a CMC coordena através da Divisão de Promoção da Saúde, o Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA) ao nível da Rede Social de Cascais, para implementação, monitorização e avaliação do Plano Concelhio Para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo 2019-2023.
O Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Cascais (NPISA Cascais) identifica a estrutura de governança local ou concelhia e atribui as competências relativamente aos diferentes níveis de atuação e decisão.
O NPISA Cascais integra:
Grupo de Gestão Estratégica;
Grupo de Coordenação;
Equipas de Freguesia;
Recursos para a Intervenção.