CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

SOS Ucrânia | Solidariedade providencia kits escolares

Parceiros recolhem 50 kits escolares para crianças ucranianas em Cascais

Fugidas da guerra, chegaram ao concelho pelos seus próprios meios e para não perderem o contacto com o ensino do seu país, encontram-se a frequentar o polo local da Escola Ucraniana de Portugal “Oberig” que funciona vai para 17 anos em S. João do Estoril.

Com aulas apenas aos sábados, esta escola é o cordão umbilical que une os ucranianos residentes no concelho não só à língua e ensino ucranianos, mas também à cultura e tradição.

Foi, por isso, imediato o acolhimento destas 50 crianças obrigadas a fugir, muitas apenas com a roupa que tinham no corpo, para salvaguardar as suas próprias vidas. Muitas famílias não pretendem fixar-se permanentemente fora do seu país, pelo que tentam que os seus filhos não quebrem o vínculo com as aprendizagens escolares da sua terra natal.

Perante as dificuldades, encontravam-se a frequentar a escola com o mínimo de materiais. Pouco mais do que algumas folhas e lápis. Mas, a partir deste sábado, a solidariedade da comunidade concelhia, permite que 50 crianças ucranianas refugiadas da guerra em Cascais passem a dispor de uma mochila com todos os materiais.

A entrega aconteceu esta manhã, no início de mais um sábado de escola. Ao todo, foram distribuídas às crianças 50 mochilas com todos os materiais escolares necessários reunidos pelas Juntas de Freguesia do Concelho, pelo CascaiShopping e pela Delegação da Costa do Estoril da Cruz Vermelha Portuguesa. Juntamente com a Câmara Municipal, estes parceiros providenciaram mochilas, estojos, lápis, borrachas, apara-lápis, réguas, cadernos, plasticina, barro branco, cartolinas, tesouras, cola, lápis de cor e de cera, canetas e lancheiras.

A este esforço, a Câmara Municipal de Cascais juntou, a título de empréstimo, 50 tablets para que, durante a semana, as crianças possam acompanhar as aulas de ensino à distância que o Ministério de Educação Ucraniano ativou em várias regiões apesar da guerra em curso. Ao mesmo tempo, o município colocou à disposição do grupo o apoio de uma psicóloga ucraniana e vai também assegurar as refeições destas crianças no dia de escola.

Gradualmente espera-se que estas crianças possam vir a integrar as turmas nas escolas do concelho, porém, para já, retomam, da forma possível, o ensino abruptamente interrompido pela guerra estando também, em muitos casos, a receber aulas de português.

Sobre a Escola Ucraniana Oberig | Funciona ao sábado nas instalações do Agrupamento de Escolas de S. João do Estoril e dá suporte à aprendizagem da língua, para além de conteúdos curriculares ucranianos que, através da Embaixada, conferem equivalência ao seu currículo. Trabalha em parceria com a Associação Cultural “Fonte de Mundo” para manter vivas a história, cultura e tradições da Ucrânia em Portugal.

Quer ajudar? Consulte aqui o muito que pode fazer.

CMC/FH

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0