Está aqui
"Smart Waiting" vence 6.º Concurso Escolas Empreendedoras | 130 ideias de negócio criadas por alunos do concelho
Satisfeito com a vitória, um dos alunos, Arthur Sales, explicou que “o projeto nasceu de uma situação simples: o facto de ter feito uma viagem e passar muito tempo à espera em filas. Com este projeto, as pessoas marcam lugar quando chegam a um local, através da leitura ótica do telemóvel. Podem assim acompanhar à distância o desenvolvimento da fila de espera, recebendo também uma notificação quando está próximo da sua vez”.
Fazendo um balanço do CEE, o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, salientou o facto de “serem já mais de seis mil alunos a terem contato com o empreendedorismo, em seis edições do concurso. Podem não ser seis mil empresários, mas certamente que em muitos jovens ficou o espírito do empreendedorismo e ferramentas para criarem um futuro diferente e inovador. Essa é a grande mais-valia da iniciativa”.
Os alunos foram premiados com o galardão “Jovens Empreendedores 2012” e uma missão a um centro de empreendedorismo e inovação europeu (este ano, em Barcelona). Por sua vez, foram também distinguidas, com o Prémio “Escolas Empreendedoras” e um computador portátil, a Escola Profissional Val do Rio (Estoril), a Escola Fernando Lopes Graça (Parede), a Escola Secundária de Cascais, o Agrupamento de Escolas IBN Mucana (Alcabideche) e os Maristas de Carcavelos.
O Concurso é promovido anualmente pela Câmara Municipal de Cascais, através da agência municipal DNA Cascais. Decorre nas escolas do concelho (ensino básico, secundário, profissional e superior) e está inserido no programa “Escolas Empreendedoras”.
Sobre as Escolas Empreendedoras
Esta é uma formação em empreendedorismo para professores e alunos. Tem como objetivo promover o espírito empreendedor entre os mais novos, através de uma abordagem “aprender fazendo” (“learning by doing”): após contatarem com os princípios básicos da criação de uma empresa, os alunos desenvolvem vários exercícios práticos, como levar um negócio para as ruas da Baixa de Cascais durante 24 horas (“Empreendedor por um dia”) ou o CEE. Neste concurso, os participantes são desafiados a criar uma ideia de negócio e apresentá-la a um júri, que avalia o projeto com base em critérios como o grau de inovação, exequibilidade e impacto económico, social e ambiental na respetiva área de atividade.
Lançado em 2006, o programa “Escolas Empreendedoras” já abrangeu mais de seis mil alunos, 197 professores e é desenvolvido em 14 escolas do concelho de Cascais.