Descubra os 79.588 ilustres e anónimos que nasceram e viveram em Cascais durante cinco séculos.
Aceda à plataforma Nós, Cascalenses, através do Arquivo Digital Municipal de Cascais.
Que célebres nasceram e viveram em Cascais no século XVIII? Que profissões existiam no concelho no século XIX? Quer saber quem era o seu trisavô? Qual era a sua profissão e com quem casou e teve filhos? Se souber o apelido e tiver nascido ou contraído matrimónio ou óbido numa das freguesias de Cascais concerteza vai encontra-lo.
O projeto Nós, Cascalenses faz parte de uma plataforma nacional Nós, Portugueses que tem o ambicioso objetivo de registar todos os portugueses, através do levantamento sistemático dos registos paroquiais de nascimento e morte, mas também de casamento ou divórcio.
Ao longo de quase 5 séculos, a igreja católica assegurou esse serviço no nosso país, de que resultou um acervo de mais de meio milhão de livros paroquiais com registos de batismo, casamento e óbito de toda a população portuguesa. Cascais foi o primeiro município a adjudicar o levantamento completo dos registos paroquiais de todas as freguesias do concelho.
É assim possível reconstituir um
retrato da sociedade cascalense nos últimos 5 séculos, criando um cadastro, uma “ficha” para cada pessoa, onde se indica toda a informação que foi possível coligir: os pais, os casamentos, os filhos, as sucessivas moradas que conheceram ao longo da vida, as ocupações e as evoluções na carreira, os atos que presenciaram como padrinhos de batismo ou testemunhas de casamento, local de sepultura, causa da morte, etc., etc.
Nós, Cascalenses é simples e intuitivo e a melhor maneira de conhecer a plataforma, com acesso pelo Arquivo Histórico Municipal, é navegar e começar por aceder, uma a uma, a todas as funcionalidades.
Nós damos-lhe uma ajuda com um tutorial AQUI.
Nós, Cascalenses, com orgulho no presente conquistamos o futuro.