CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Moche Pro Portugal presented by Rip Curl já arrancou em Peniche

O Moche Pro Portugal presented by Rip Curl, 9.ª etapa do Campeonato do Mundo de Surf (WCT) a contar para o Moche Series Cascais Trophy - Portugal 2013 começou nesta quarta-feira, dia 9 de outubro, na praia de Supertubos (Peniche) com os melhores surfistas do mundo em luta pelo título que pode ficar definido em Portugal. Sendo a nona etapa em 10 do ASP World Tour 2013, no Moche Pro Portugal presented by Rip Curl será possível coroar o campeão do mundo da ASP em 2013.
Foto: Worldspoon
 
Durante o mês de outubro, todos os caminhos do surf vão dar Carcavelos, ao Guincho e a Peniche, cujas praias vão ser palco das provas a contar para o Moche Series Cascais Trophy – Portugal 2013 que conta com o apoio da Câmara Municipal de Cascais. Decorrida de 2 a 5 de outubro, a última etapa do circuito mundial feminino - o EDP Cascais Girls Pro presented by Billabong, permitiu já coroar a havaiana Carissa Moore como campeã mundial de surf feminino. De 9 a 20 de outubro, o MOCHE PRO PORTUGAL presented by Rip Curl - 9.ª etapa do Campeonato Mundial masculino (WCT) prova a disputar entre a praia Supertubos (Peniche) e Carcavelos (Cascais), o campeão poderá ficar definido em Portugal uma vez que é a penúltima etapa. Todas as provas têm entrada gratuita para o público.
 
Hoje, 9 de outubro, em Peniche, o mar apresentou ondas entre 1 e 1,5 metros, e permitiu que a ronda 1 registasse várias surpresas.
 
O australiano Matt Wilkinson, 25 anos, fez um desempenho poderoso esta manhã ao conseguir um total de 17,37 pontos de 20 possíveis, vencendo o atual número um da ASP, o australiano Mick Fanning, 32 anos e o wildcard português Francisco Alves, 20 anos. “Sabia onde me posicionar e esperei apenas que as condições não mudassem demasiado. Fiz algumas boas ondas de início, mas assustei-me quando o Mick fez uma onda mesmo antes da minha última e fiquei sem saber se tentava melhorar ou não o meu resultado. Sabia que tinha entrado bem no tubo na minha última onda e acelerei a fundo porque queria mesmo fazer aquela onda. Fiquei muito feliz."
 
Atualmente colocado como número 24 do ranking da ASP, Wilkinson tem de terminar o ano em alta para se manter no top 34 da elite mundial do surf. “Sinto que estou a surfar com qualidade e espero manter este nível. Adoro surfar aqui e fazer tubos neste break, é a cena mais divertida de sempre e um dos melhores lugares do mundo para o fazer. Este ano existem mais esquerdas que direitas, o que para mim é brutal. A sensação de correr para a praia e receberes todo aquele apoio é sensacional. Não sei porquê, mas o público parece gostar de mim e eu do público!"
 
O australiano Jacob Willcox, 16 anos, vencedor dos Moche Trials e wildcard neste evento, provocou mais uma surpresa esta manhã ao derrotar o 11 vezes campeão do mundo da ASP e atual número dois do ranking, o americano Kelly Slater, 41 anos, no quinto heat da primeira ronda. “Foi um heat muito divertido e apanhei algumas boas ondas. Fiquei feliz pela oportunidade de surfar com o grupo dos Trials e ainda mais por ganhar, estou feliz. Ontem apanhei umas ondas e fiquei a conhecer bem o break, esta é apenas a segunda vez que compito num evento WCT e sabia que tinha de manter a calma."
 
Wilcox começou bem a sua prova contra o grande campeão ao encontrar um tubo de esquerda para uma excelente onda de 8,00 pontos. “O Kelly tinha prioridade e eu estava colocado numa outra zona da praia. Surgiu uma esquerda, apanhei-a e consegui uma boa pontuação. Apanhei balanço com aquela onda e consegui apanhar mais algumas para conseguir uma boa pontuação final."
 
O australiano Julian Wilson, 24 anos, o campeão em título deste evento, lançou a sua campanha em Peniche com um heat muito sólido. Wilson executou um tubo em backside para chegar à liderança e passar o resto do heat à procura de uma boa segunda onda. “As ondas pareciam muito divertidas antes de começar, a maré estava um pouco alta, mas acho que hoje vai ser um dos melhores dias. Pensei que houvesse mais oportunidades do que aquelas que tive, pois a minha melhor onda foi a primeira e achei que iria surgir mais e melhores ondas."
 
Recentemente saído de uma presença nos quartos de final em França e atualmente no número seis do ranking mundial antes de Portugal, Wilson manteve a qualidade do seu surf e vai procurar realizar mais uma boa prova para solidificar a sua posição à geral. “Sei que consigo fazer aqui uma boa prova, gosto muito destas ondas e sei que tipos de pranchas funcionam neste break. Tenho muita experiência aqui porque já venci esta etapa, é sempre um ponto a favor e quero fazer esta prova onda a onda. Gosto muito de regressar a Peniche e fazer bons tubos, e espero também defender o meu título.”
 
O havaiano John John Florence, 20 anos, regressou em alta depois de uma lesão no início da época e realizou uma primeira ronda de qualidade ao exibir a sua afinidade natural com os tubos. “Existem ainda bons tubos por explorar, é uma questão de os encontrar. Quando a maré desceu, baixou o ritmo da prova e tornou as ondas mais fracas. Tive muita sorte porque este é o último evento antes de regressar a casa e fazer aqui bons tubos é como surfar em Pipeline, mas num break assim é brutal.”
 
Quando a competição recomeçar, o primeiro heat da segunda ronda vai apresentar o australiano Mick Fanning, 32 anos contra o português Francisco Alves, 20 anos. Frederico Morais (PRT),cascalense e atual campeão nacional vai defrontar-se com Kelly Slater (USA).
 
Os organizadores do evento vão reunir-se esta quinta-feira, 10 de outubro às 7h45 para avaliar as condições para um possível início de provas às 8h00.
 
RESULTADOS DA RONDA 1 DO MOCHE PRO PORTUGAL PRESENTED BY RIP CURL:
 
Heat 1: Julian Wilson (AUS) 11.34, Fredrick Patacchia (HAW) 4.63, Yadin Nicol (AUS) 4.20


Heat 2: Joel Parkinson (AUS) 11.50, Raoni Monteiro (BRA) 6.53, Brett Simpson (USA) 4.93


Heat 3: Taj Burrow (AUS) 13.00, Travis Logie (ZAF) 7.77, Dillon Perillo (USA) 2.96


Heat 4: Jordy Smith (ZAF) 11.43, Frederico Morais (PRT) 9.16, Bede Durbidge (AUS) 5.90


Heat 5: Jacob Willcox (AUS) 13.07, Kelly Slater (USA) 9.60, Kolohe Andino (USA) 5.50


Heat 6: Matt Wilkinson (AUS) 17.37, Mick Fanning (AUS) 12.60, Francisco Alves (PRT) 7.56

Heat 7: Sebastian Zietz (HAW) 12.77, Michel Bourez (PYF) 12.07, Kieren Perrow (AUS) 3.73


Heat 8: Josh Kerr (AUS) 12.37, Alejo Muniz (BRA) 12.10, Jeremy Flores (FRA) 7.16


Heat 9: Filipe Toledo (BRA) 11.30, Damien Hobgood (USA) 10.50, Adriano De Souza (BRA) 9.83


Heat 10: Kai Otton (AUS) 11.40, Gabriel Medina (BRA) 5.63, Patrick Gudauskas (USA) 5.43


Heat 11: John John Florence (HAW) 13.66, Miguel Pupo (BRA) 13.24, C.J. Hobgood (USA) 2.37


Heat 12: Nat Young (USA) 8.77, Adam Melling (AUS) 7.66, Adrian Buchan (AUS) 6.47
 
LISTA DOS HEATS DA RONDA 2 DO MOCHE PRO PORTUGAL PRESENTED BY RIP CURL: 


 
Heat 1: Mick Fanning (AUS) vs. Francisco Alves (PRT)


Heat 2: Kelly Slater (USA) vs. Frederico Morais (PRT)


Heat 3: Michel Bourez (PYF) vs. Dillon Perillo (USA) 


Heat 4: Adriano De Souza (BRA) vs. Raoni Monteiro (BRA)


Heat 5: C.J. Hobgood (USA) vs. Yadin Nicol (AUS)

Heat 6: Adrian Buchan (AUS) vs. Kieren Perrow (AUS) 


Heat 7: Gabriel Medina (BRA) vs. Alejo Muniz (BRA)


Heat 8: Jeremy Flores (FRA) vs. Damien Hobgood (USA) 


Heat 9: Fredrick Patacchia (HAW) vs. Patrick Gudauskas (USA)


Heat 10: Brett Simpson (USA) vs. Miguel Pupo (BRA) 


Heat 11: Travis Logie (ZAF) vs. Adam Melling (AUS) 


Heat 12: Bede Durbidge (AUS) vs. Kolohe Andino (USA)
 
Acompanhe em direto o evento em http://live.ripcurl.com/portugal-live-webcast.html.
 
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0