Esta é a altura do ano em que são necessários mais cuidados com a lagarta do pinheiro, ou lagarta processionária, praga que ataca sobretudo os pinheiros e que nesta fase fica mais próxima dos seres humanos e animais. Importa, por isso, ter cuidados adicionais.
A Processionária, também conhecida como lagarta do pinheiro” faz o ninho nos ramos mais altos dos pinheiros, que ficam com um aspeto de "novelo esbranquiçado".
Nesta altura do ano, desce o tronco das árvores – em fila, como numa procissão - para se enterrar, passando a uma nova fase de desenvolvimento.
Nesta fase, o seu corpo encontra-se coberto de pelos muito urticantes os quais, quando entram em contacto com a pele, provocam reações alérgicas graves, quase sempre motivo para uma ida ao hospital.
Por isso, esta é a altura mais complicada e que inspira mais cuidados no que diz respeito ao relacionamento entre este inseto e os seres humanos ou animais domésticos.
Ao longo do ano, a Câmara Municipal de Cascais, através da Cascais Ambiente, desenvolve diversas ações para controlar esta praga, mas é importante que esteja a par da presença da lagarta, sobretudo se tiver crianças ou animais que possam entrar em contacto com os seus pelos urticantes.
O que fazer?
Caso se aperceba da presença destas lagartas afaste-se e impeça que as crianças ou animais se aproximem
Ligue para o Centro de Atendimento da Cascais Ambiente | Linha verde 800 203 186, das 9h00 às 17h00, de segunda a sexta-feira |
linhaverde@cascaisambiente.pt
Se houver contacto:
Lave a zona afetada com sabão e dirija-se ao hospital
Se o contacto for com um animal leve-o o mais rapidamente possível ao veterinário
Ninho de Lagarta Processionária