CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Folclore árabe no Largo Cidade Vitória em Cascais | 5 de outubro | 18h00

O final da tarde do próximo sábado, dia 5 de outubro, vai ser diferente em Cascais. Entre as 18h00 e as 19h00, o Grupo folclórico do Emirado de Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos, atua no Largo Cidade Vitória, em frente à junta de freguesia.

A visita do grupo acontece por ocasião da visita a Portugal de Sua Alteza o Sheikh Sultan Bin Mohammed Al Qasimi, Emir-governador de Sharjah, entre os dias 2 a 5 de outubro. Além de assistir à atuação, os presentes poderão levar para casa o seu nome escrito em árabe, numa oferta do grupo folclórico.


A atuação está a cargo do grupo nacional de artes populares dos Emirados Árabes Unidos que irá apresentar as suas mais importantes danças populares: a Arte da Ayala Al Bahria (Mar); a Arte da Ayala Baria (Terra); a Arte da Razfa (a Arte da Guerra); a Arte da Liwa; a Arte da Hiban; a Arte da Midimae; a Arte de Rawah; a Arte de Ramssa; a Arte de Tanboura; e a Arte da Al Ahala, entre outras.


Considerado um dos mais importantes grupos de artes populares, o Grupo Nacional das Artes Populares dos Emirados Árabes Unidos participa habitualmente em festivais nacionais e internacionais tendo já representado o país em espetáculos teatrais nacionais e óperas. Foi criado em 1987 e conta com o apoio de vários especialistas em artes populares, nas áreas da dança e da música, bem como de um grande número de jovens dos Emirados, amadores da dança popular tradicional. A sua criação teve por objetivo recolher todas as danças populares e apresentá-las de forma artística e dançante, com coreografias, trajes e acessórios.


Atualmente com 40 dançarinos o grupo representa todas as culturas do país, como é o caso das cidades costeiras com danças que representam a vida dos pescadores, por exemplo, a dança Lahdouda e a dança Al Behara (Os Pescadores).




Sobre as danças populares dos EAU
Aliyala Al Bahriya (Mar) | É uma das danças mais populares e mais famosas dos Emirados Árabes Unidos. Carateriza-se por uma originalidade emiradense única. Mesmo fazendo uso de alguns textos de cânticos antigos, e muito embora seja cantada com ritmos emiradenses contemporâneos, distingue-se de todas as outras danças da zona do Golfo.


Aliyala Al Baria (Terra) | Esta dança é conhecida por Aliyala Alain, uma das artes de coreografia popular emiradense e dança típica da cidade de Alain. Aliyala Al Baria é também designada por “Dança da Guerra”. Foi criada para encorajar os homens antes de irem para a guerra. Num momento em que se vive a paz na nação, os narradores e os historiadores escolhem como coreografia uma dança que representa o espírito do amor e da união, transmitindo sentimentos de força, coabitação e união.


Alharbia ou Razfa | É considerada uma das artes populares emiradenses e representa especificamente a aldeia. É uma das mais importantes artes do campo e é também conhecida com o nome de Alharbia, um tipo de poesia NABTI, improvisada, e muito usada em coreografia.


Aliwa | É uma das artes populares emiradenses mais apresentadas e goza de grande fama em festas de casamento. As cantigas e ritmos foram misturados com canções africanas, que influenciaram caravanas emiradenses no decurso das suas viagens ao longo da Costa Leste da África, nas zonas de Zanzibar (atual Tanzânia) e Boumbas. A arte Liwa tem uma estreita ligação com as caravanas emiradenses que praticam esta arte, sendo visível também a mistura do dialeto da Costa Leste de África com o dileto emiradense.


Almaled | É uma arte religiosa que celebra o nascimento do profeta Maomé e que consiste na vocalização de cantos e cantigas de canções religiosas, louvando o profeta; são acompanhadas por instrumentos musicais como adufe (pandeireta árabe). Canta-se também em festas religiosas e em eventos familiares para agradecer a Deus a sua Bondade.

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0