Está aqui
Exposição Eco-Natal exibe árvores decoradas com materiais reaproveitados | CascaisVilla | De 18 dezembro a 3 janeiro
Todas as árvores de Natal estão adornadas com materiais recuperados e/ou reaproveitados pelos alunos, uma forma prática de aplicar a Política dos 4 R’s – Reduzir, Reutilizar, Recuperar e Reciclar. Deste modo, pretende-se sensibilizar a comunidade escolar, os munícipes e os visitantes do concelho para o consumo excessivo de materiais, bem como promover os conceitos de reutilização e recuperação de objetos fora de uso.
A exposição Eco-Natal começa a ser um costume do nosso concelho, sendo já o quarto ano que se realiza. Desde que a iniciativa foi lançada, em 2009, envolveu a participação de 9.800 alunos de 101 escolas do município, num total de 130 árvores decoradas.
No âmbito desta exposição, é atribuído, desde 2010, o Prémio Eco-Natal, que distingue a escola cuja árvore mais se destaca pela criatividade no reaproveitamento dos materiais decorativos. Em 2010/2011 o galardão foi entregue à E.B.1 N.º 1 da Galiza; em 2011/2012, a escola vencedora foi a E.B.1/J.I. da Abóboda N.º 2.
O Eco-Natal é uma das atividades inseridas no âmbito do Programa de Sensibilização Ambiental de Cascais para as escolas. Este é um plano de ação que visa informar e esclarecer os alunos sobre os problemas ambientais e as suas possíveis soluções, incentivando-os a serem participantes ativos na preservação do ambiente. O Programa inclui diversas atividades teóricas e práticas, que abordam as temáticas dos Resíduos, Mar, Energia, Natureza e Cidadania. Está sistematizado numa agenda, distribuída gratuitamente aos professores a lecionar nas escolas públicas e privadas do concelho de Cascais, do ensino pré-primário ao secundário.