CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Está cumprida mais uma Semana da Floresta em Cascais | Novo espaço natural na freguesia de S. Domingos de Rana

A partir de agora vão nascer cada vez mais bosques em espaços naturais esquecidos no meio urbano. Trata-se da iniciativa “O nosso Bosque”, que neste fim de semana ajudou a criar um bosque urbano na freguesia de São Domingos de Rana. Com a criação deste novo espaço natural, chegaram ao fim as atividades da Semana da Floresta que, mais uma vez mobilizou centenas de pessoas, entre jovens das escolas do concelho e população em geral, que participaram em ações de plantação em várias zonas do Parque Natural de Sintra-Cascais.

Ao todo, foram 391 os voluntários, entre escolas e público em geral, que participaram na plantação de 2245 árvores, na Malveira da Serra, Mata dos Rotários, Pisão de Baixo, Praia da Cresmina, Cabo Raso e Conceição da Abóboda, correspondendo às seguintes espécies: sobreiro, medronheiro, carvalho-negral, Carvalho-cerquinho, Aroeira, Sanguinho-das-sebes, Estorno, trevo-de-creta, funcho-do-mar, raíz-divina e sabina-das-praias.


Destaque, nesta Semana da Floresta 2013, para a participação de várias entidades que se associaram à iniciativa municipal, mais precisamente a Associação Plantar 1 árvore, o Rotary Club Estoril-Cascais (com crianças da Fundação o Século e a Associação CrescerSer), os Escuteiros CNE - Grupo 75 Estoril e AMUCA - Associação de Moradores da Urbanização Casas do Adro.
Inserida nas comemorações da Semana da Floresta a apresentação do projeto municipal “O Nosso Bosque”, constituiu também oportunidade para criar o primeiro bosque, neste caso plantado junto à Rua António Machado, na Conceição da Abóboda, freguesia de São Domingos de Rana.


Com uma forte participação da população, que no âmbito deste projeto é convidada a dar o seu contributo na plantação e conservação dos solos, o projeto "O Nosso Bosque", além de criar um novo espaço aprazível, vem ajudar a eliminar a vegetação exótica, reduzindo as ameaças ambientais e risco de incêndios.
 
A manutenção do bosque fica entregue à AMUCA - Associação de Moradores da Urbanização Casas do Adro, entidade coletiva que demonstrou interesse nesse sentido. Em casos futuros podem propor-se para a manutenção de espaços similares outras entidades coletivas, públicas ou privadas.



Presente na iniciativa, Carlos Carreiras Presidente da Câmara Municipal de Cascais salientou que “este projeto vem dar cumprimento à estratégia que temos da nossa estrutura ecológica municipal. Ter no concelho um Parque Natural é extraordinário, mas ter a possibilidade de trazer o ambiente natural para o espaço urbano é ainda mais extraordinário". Para o presidente da autarquia, importa "ter a noção que estas intervenções contribuem muito para a qualidade de vida dos nossos concidadãos, neste caso na Abóboda, mas que queremos ver alargadas a outras zonas do concelho.”


Sara Saraiva, técnica responsável do projeto municipal, explica que “esta iniciativa surge no seguimento do projeto Oxigénio, realizado pela Câmara Municipal de Cascais desde 2008 envolvendo ações de voluntariado para recuperação ambiental e conservação da natureza no Parque Natural de Sintra Cascais”. Alargando fronteiras, a iniciativa chega agora às zonas urbanas para ajudar a recuperar espaços naturais degradados.
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0