Está aqui
Empresa apoiada pela DNA Cascais já faz negócio no Chile | Ideias de Cascais encontram potencial de crescimento além-fronteiras
O negócio da Belmont Energy foca-se na disponibilização de sistemas informáticos de monitorização energética em tempo real, através da internet e de outros dispositivos de controlo remoto, como computadores, tablets ou smartphones. A monitorização é feita através de um software de ponta - o iPOWER - que indica os consumos elétricos, de gás e água de determinada infraestrutura, temperatura, qualidade do ar e emissões de carbono, entre outros dados, permitindo ao utilizador adotar medidas de redução de consumos.
Após a sedimentação do projeto em Portugal, para a qual contribuiu a instalação da Belmont no Ninho de Empresas DNA, o responsável pelo negócio, Pedro Gray, decidiu lançar-se no mercado internacional, tendo aproveitado o Start-Up Chile, um programa de empreendedorismo de 6 meses promovido pelo governo chileno.
Em outubro de 2011, a Belmont foi uma das duas empresas portuguesas selecionadas para participar na iniciativa, tendo sido financiada com 30 mil euros a fundo perdido para arranque do negócio no país.
Menos de um ano depois, a empresa já está totalmente operacional no Chile, tendo angariado diversos clientes. Após a consolidação do negócio, há já perspetivas de que a Belmont explore os mercados do Peru e Colômbia.
Em 2011, a Belmont Energy ficou colocada em segundo lugar na categoria “Ambiente e Energia” do 5.º Concurso de Ideias e Negócios de Cascais, organizado pela DNA Cascais. Angariou também o segundo lagar a nível regional do concurso Poliempreende, organizado pelos Institutos Politécnicos do país.
Mais informações sobre a Belmont em www.belmont-electronics.com.