Está aqui
Distinção “+e+i”: Min. Economia e Emprego reconhece promoção do empreendedorismo e da inovação em Cascais
Iniciativa do Ministério da Economia e do Emprego, o Programa Estratégico para o Empreendedorismo e Inovação “+e+i” visa implementar políticas promotoras da inovação e do empreendedorismo, que concorram de forma efetiva para o crescimento e a competitividade do país. Na prática, o objetivo é estimular a inovação dos produtos, processos e tecnologia, para melhorar a competitividade das empresas portuguesas, tal como vem sendo levado a cabo pelo Programa “Ecossistema Empreendedor” promovido pela Câmara Municipal de Cascais. Avaliado o programa de Cascais, o Ministério da Economia e do Emprego confirma que os objetivos municipais se enquadram nas premissas do “+e+i” e reconhece publicamente o interesse do programa distinguindo, por isso, o município.
Graças ao “Ecossistema Empreendedor” surgiram, nos últimos seis anos, 168 novas empresas apoiadas pela DNA Cascais, que representam um investimento inicial privado de 17,6 milhões de euros e a criação de 454 postos de trabalho imediatos.
O “Ecossistema Empreendedor” é um programa estratégico desenvolvido no concelho pela Câmara Municipal de Cascais, através da agência municipal DNA Cascais. Lançado em 2006, é constituído por dez vetores/projetos que atuam em diferentes sectores do município, de forma interligada: Escolas Empreendedoras, Concurso de Ideias de Negócio de Cascais, Banco de Ideias, Empreendedorismo Social, Ninho de Empresas, Clínicas Empresariais, Interim Management, Business Angels, Soluções de Financiamento e Capital de Risco. O objetivo é que, a médio/longo prazo, esses vetores estimulem e induzam o talento e a criatividade dos mais jovens e adultos que se queiram lançar no mundo do empreendedorismo, bem como de pessoas em situação de desemprego ou exclusão social, fomentando a sustentabilidade económica e social dos munícipes e do próprio concelho.