CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cidadela de Cascais acolhe Art District | Primeira galeria de Raw Art do país nasce em Cascais

Trazer a arte para o contexto quotidiano e usar espaços de transição ou superfícies comerciais para a promover é o objetivo do Cidadela Art District que vai nascer em breve, na Cidadela de Cascais. A inauguração está prevista para dia 8 de março, altura em que o público passa a poder visitar não só seis novas galerias de arte, mas também seis estúdios abertos nos vão estar a trabalhar artistas como Bruno Pereira, Duarte Amaral Neto, Paulo Arraiano, Paulo Brighenti, Pedro Matos e Susana Anágua.

 

Sob a direção de arte de Sandro Resende, o Cidadela Art Distric será uma mostra de arte permanente em pleno coração da Vila de Cascais, constituindo uma razão acrescida para visitar a Cidadela de Cascais, onde além das exposições simultâneas nas galerias – Raw Art, Viarco, Cinco, Magnética Magazine, Branco Editora & Biblioteca, Allarts – e estúdios, vão decorrer três concertos por ano e ainda várias intervenções artísticas noutras unidades do grupo hoteleiro. Assim, a partir de março será possível encontrar os artistas plásticos a trabalhar nos seis estúdios abertos instalados nos antigos edifícios militares, ou em qualquer outro local da Pousada como refere Sandro Resende: “pontualmente os artistas vão intervir em outros espaços para além dos Open Studios. Vão acontecer várias coisas dentro e fora do hotel”, explica. 
 
Ana Sofia Bettencourt, vereadora na Câmara Municipal de Cascais, não tem dúvidas quanto ao valor deste projeto ao qual a Câmara se associou desde o primeiro momento: “esta vinda de artistas vai dar uma vida enorme ao centro de Cascais, porque chama a criatividade, chama olhares diferentes. Isso é importantíssimo para Cascais!“ Opinião partilhada por Paulo Arraiano, artista plástico nascido em Cascais envolvido no projeto, para quem “o Art District vai trazer muita energia ao espaço dentro e fora da Cidadela. Todo este projeto tem a dinâmica de galeria aberta, de trabalho conjunto e isso é super importante para todos nós como artistas e para a comunidade”.
 
Aliando o turismo à cultura, o Cidadela Art District faz da Pousada Pestana Cidadela o primeiro hotel da Europa a apresentar um projeto desta natureza. Luís Araújo, administrador da pousada distinguida com vários prémios nacionais e internacionais, acredita que esta será mais uma parceria de sucesso, motivando, de resto, a mudança do nome para Cidadela Historic Hotel & Art District: “a arte é uma área que nos é desconhecida. Somos empresários, sabemos muito de turismo e de hotéis, por isso fomos buscar o Sandro Resende e alguns dos artistas mais conhecidos de Portugal que juntamente com outros menos conhecidos do público nos podem ajudar a criar uma dinâmica vencedora”.
 
Entre as seis novas galerias que abrem ao público no âmbito do Cidadela Art District está a Raw Art, primeira galeria de arte bruta do país. Uma arte diferente, nascida das mãos de artistas cujo percurso é marcado pela doença, deficiência ou pertença a grupos de algum modo marginalizados pela sociedade. A estreia vai ser assegurada pelos trabalhos de Jorge Tarouca, um artista com doença mental cujos trabalhos Sandro Resende descobriu no âmbito de um outro projeto e que agora passam a estar disponíveis para serem apreciadas pelo público em geral.
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0