CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais reúne Conselho Municipal da Educação

Conselho Municipal de Educação: educação inclusiva e balanço do ano letivo em destaque

É positivo o balanço do ano letivo que agora termina. Esta foi uma das conclusões apresentadas no Conselho Municipal de Educação, que reuniu nesta segunda-feira, 26 de junho, em Caparide. O "Escola Segura" e o Programa Nacional de Saúde Escolar contribuem ativamente para esta avaliação.

"O balanço do ano letivo 2022-2023 foi, unanimemente, considerado muito positivo quer pelos diretores de agrupamentos de escolas, quer pelos responsáveis pelas escolas do ensino privado, Forças de Segurança (PSP e GNR), pelo Agrupamento de Centros de Saúde de Cascais, Federação de Associações de Encarregados de Educação de Cascais e pelo próprio Ministério da Educação, pela voz do seu delegado regional", salientou Frederico Pinho de Almeida, vereador da Câmara Municipal de Cascais com o pelouro da Educação. 

Entre os assuntos debatidos, destaque para a apresentação das conclusões do grupo de trabalho para a elaboração de proposta local no âmbito da Educação Inclusiva e o alargamento a todo o concelho do Programa Crescer a Tempo Inteiro que este ano abrangeu mais de 500 alunos nos 11 agrupamentos de escolas.

"Num dos Conselhos de Educação mais longos da história" como referiu o vereador da Educação, houve também lugar para se debaterem os novos programas e projetos implementados nas rede pública de escolas. Muitos deles vão mesmo sair da "fase experimental de laboratório" para passarem a abranger todas as escolas do concelho. É o caso do Programa de Mentoria e Computação, um desafio lançado pea Direção de Agrupamentos de Escolas à Câmara Municipal e que o Município de Cascais resolveu "apostar fortemente com um investimento de 3 milhões e 700 mil euros", referiu Miguel Major, Diretor Municipal, acrescentando que, no próximo ano letivo, o "Programa vai ser estendido a todas as escolas de forma faseada", proporcionado "mais uma valiosa ferramenta à comunidade escolar e que vai estar sujeito a avaliação de uma entidade independente". 

Neste Conselho de Educação, deu-se, ainda, a tomada de posse da representante das Associações de Estudantes do Concelho que chamou a atenção para o problema da saúde mental entre os jovens como consequência da pandemia e dos consecutivos confinamentos, tendo a Câmara Municipal de Cascais "programas muito interessantes que podem ajudar a combater este problema, há que comunicar melhor a sua existência para que todos os jovens possam deles usufruir", concluiu a recém-eleita.  

O Conselho Municipal de Educação é uma instância de coordenação e consulta, que tem por objetivo promover, a nível municipal, a coordenação da política educativa, articulando a intervenção, no âmbito do sistema educativo, dos agentes educativos e dos parceiros sociais interessados, analisando e acompanhando o funcionamento do referido sistema e propondo as ações consideradas adequadas à promoção de maiores padrões de eficiência e eficácia do mesmo. 

Saiba mais sobre o Conselho Municipal de Educação e a sua composição aqui.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0