CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais nomeada para prémio de Sustentabilidade

As votações para os Prémios Marketeer estão abertas até 22 de maio.

A Câmara Municipal de Cascais está nomeada para os Prémios Marketeer nas categorias de Sustentabilidade e Turismo-Destino. Vote na nossa Vila AQUI.

Para Cascais a sustentabilidade é um compromisso com a coesão social e territorial, com a saúde e o bem-estar, com a economia e o emprego e, acima de tudo, com as gerações futuras e o planeta. Para a construção de um futuro mais próspero para todos.

Porque não queremos um verde passivo:
Regenerámos 25 hectares de espaços verdes urbanos em 4 anos. Temos mais de 15 mil árvores na malha urbana que purificam o ar, retêm a água da chuva, amenizam a temperatura. Estamos a renaturalizar o Parque Natural com plantação de vegetação autóctone e introdução de animais herbívoros de grande porte (como cavalos, burros, cabras, ovelhas), que nos ajudam a restaurar ecossistemas e a controlar o risco de incêndio. E garantimos que todos os Cascalenses têm uma área verde de proximidade num raio de 400mts de sua casa.

Porque não queremos um azul passivo:
Plantámos florestas marinhas de algas que vão produzir oxigénio, absorver dióxido de carbono, atrair biodiversidade e restaurar e proteger a vida subaquática. Temos a única área marinha protegida municipal do país, que permite preservar ecossistemas marinhos muito especiais. Levamos crianças e jovens a fazer mergulho todos os anos para que criem vínculo com o mar e o protejam. Aproveitamos as águas subterrâneas e pluviais para a rega de espaços verdes e de campos de ténis que nos ajudam a poupar muitos m3 de água potável.

Porque não temos cidadãos passivos:
São já mais de 2500 jovens que fizeram ações de voluntariado da natureza no concelho.
Que não se limitam à tarefa habitual de plantar árvores, eles são todo o terreno, fazem controlo de plantas invasoras exóticas, manutenção de caminhos e sinalética das rotas, recolha de sementes e propagação de plantas nativas, apoio ao visitante recuperação de linhas de água. E também mergulham para retirar lixo do fundo do mar que depois é tratado ou transformado em algo novo.

Porque sabemos que a natureza é saúde, vínculo e conetividade:
Transformámos espaços públicos expectantes em bosques urbanos. Criámos corredores ecológicos ao longo de linhas de água, que podem ser percorridos a pé ou de bicicleta e são monitorizados em termos de fauna e flora. Abrimos a Rota do Ocidente que liga a serra ao mar, em pleno Parque Natural e mais 11 novos trilhos de natureza. Aumentámos o número de hortas urbanas comunitárias e a produção biológica local.

Porque vamos mais longe, mesmo quando tudo é novo ainda:
Comprámos dois autocarros a hidrogénio e uma estação de abastecimento portátil e lançámos concurso para a primeira estação de serviço de hidrogénio municipal, para uma mobilidade mais verde.

Porque a economia circular não é só um chavão:
É real e próxima, com o aumento de equipamentos de recolha de proximidade, o aumento dos fluxos de recolha de resíduos com 12 novos fluxos para “lixos” que, antes, iam para aterro, como pequenos eletrodomésticos, rolhas, caricas, latas de tinta, entre outros e vários projetos-piloto, como a recolha de embalagens de bebidas com já mais de 1 milão de embalagens recolhidas e a recolha do nosso lixo orgânico que transformamos em hidrogénio.

Porque sabemos que ambiente e coesão social vão de mãos dadas
Tornámos os autocarros públicos gratuitos - não há outro município na UE a fazê-lo. Fizemos uma horta numa prisão e damos formação em agricultura biológica às reclusas, para sua reinserção mais tarde.

Porque somos obcecados com a monitorização
Não medimos só a qualidade da água balnear, medimos a das ribeiras, e até medimos os microplásticos. Não achámos suficiente ter só a estação de qualidade do ar que é obrigatória por lei, colocámos mais 10. Estudamos os ecossistemas marinhos e sabemos, por exemplo, que a boga está a voltar à nossas ribeiras.

Porque usamos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como ferramenta de trabalho para um mundo melhor
Não ficamos apenas pelas estatísticas oficiais. Vamos para o terreno, trabalhamos com as pessoas que melhor conhecem a realidade do concelho para definir o que está feito, o que ainda falta fazer e qual o melhor caminho para lá chegar, de acordo com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Porque, numa sociedade cada vez mais polarizada somos chamados a definir que tipo de mundo queremos, Cascais diz não à degradação ambiental.

Ao todo, são 32 as categorias a votação, sendo que a lista de nomeados resulta de um cruzamento de avaliações por parte da redacção e do Conselho Editorial da Marketeer. As votações estão abertas até 22 de maio e os vencedores serão conhecidos numa cerimónia agendada para 21 de junho, n’O Clube – Monsanto Secret Spot, em Lisboa.

Saiba mais sobre os Prémios Marketeer 2022 AQUI

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0