CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais entrega material informático a crianças ucranianas

O material informático cedido permite acompanhar aulas online

Marta Petryk tem 16 anos e chegou a Cascais dia 1 de março, vinda da Ucrânia. Com ela vieram a avó e o irmão mais novo. Os pais ficaram na Ucrânia a ajudarem no que podem aqueles que combatem os invasores e a prestarem auxílio aos que ainda lá estão.

Marta frequenta agora a Escola Ucraniana em Portugal, sediada no Agrupamento de Escolas de S. João do Estoril e gerida pela Associação Fonte do Mundo. Antes da guerra a escola tinha cerca de 80 alunos pertencentes à comunidade ucraniana residente em Cascais. Agora são mais de 200 do pré-escolar ao ensino secundário. Muitos desses jovens e crianças ainda carregam os traumas de um conflito que não entendem e que os tirou das suas famílias, de suas casas e lhes roubou a normalidade dos dias passados na escola e com os amigos.

Estas crianças chegaram à escola em S. João do Estoril com umas folhas A4 dentro de sacos de plástico, por isso a Câmara Municipal de Cascais providenciou de imediato o material escolar necessário – ver notícia aqui.

Este sábado, foi-lhes cedido, a título de empréstimo, material informático que lhes permitirá aceder também às aulas online disponibilizadas por algumas cidades ucranianas menos afetadas pela guerra.

“Neste momento na escola pública portuguesa integramos cerca de 90 crianças desde o pré-escolar ao 12º ano. Mas há muitos jovens cujas mães preferem que continuem no sistema online ucraniano que funciona em tudo idêntico ao sistema online em Portugal quando dos confinamentos motivados pela pandemia”, referiu Frederico Pinho de Almeida, vereador da Câmara Municipal de Cascais, para quem é fundamental respeitar a escolha das famílias sobre que tipo de ensino querem para os filhos.

Marta Petryk vai continuar a frequentar, aos sábados, a Escola Ucraniana em S. João do Estoril, mas, com o computador vai poder também assistir às aulas disponibilizadas pelo ensino oficial ucraniano, para um dia poder continuar os seus estudos no país a que chama seu.

Marta vive agora com a avó e o irmão num dos centros de acolhimento disponibilizados pelo município. O medo de não saber o que se seguiria, quando fugiu da Ucrânia, continua, mas já não é tão premente. Por isso as palavras que quis partilhar connosco foram de agradecimento: 

“Quando viemos para a escola não tínhamos nenhum material e estou realmente muito agradecida à Câmara Municipal por nos fornecerem todo este material escolar e, agora, os computadores também, vão ajudar muito a estudar”, referiu Marta com um sorriso tímido, mas, mais confiante.

Recebido o computador, Marta apressou-se a voltar para a sala de aula. Ela é tão só o rosto de centenas de crianças e jovens que em ucraniano, inglês, português e até russo enchem as salas da Escola Secundária de S. João do Estoril que por estes dias tem mais colorido, diversidade e, sobretudo, solidariedade.

PL | BN | AG | CMC

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0