Está aqui
Cascais entre os 20 destinos turísticos costeiros mais sustentáveis da Europa recebe selo “QualityCoast Silver2013”
Iniciativa da União Costeira e Marinha Europeia - European Coastal & Marine Union (EUCC) os prémios “Quality Coast” foram ontem, 20 de maio, entregues em Gozo, Malta, no âmbito do Dia Marítimo Europeu. Malta arrebatou o ouro, mas a prata veio para Cascais, num reconhecimento do muito trabalho desenvolvido para tornar o litoral do concelho num dos mais sustentáveis da Europa.
Para atribuição deste prémio, que conta com o apoio da Comissão Europeia, foram avaliados 1000 destinos turísticos costeiros em todo o mundo. Entre os critérios da avaliação conduzida por uma equipa internacional de peritos estiveram mais de 100 indicadores, cobrindo todos os aspetos da sustentabilidade: natureza, ambiente, identidade local e cultura, turismo e negócios, acolhimento e segurança da comunidade.
O objetivo é reconhecer os esforços dos destinos turísticos costeiros para sustentar a atratividade do seu turismo no futuro. Além dos aspetos visíveis e tangíveis, tais como o património natural, a equipa de peritos teve em conta a estratégia e as políticas de gestão que conduziram ao desenvolvimento sustentável verificado.
Após registar a atribuição de 12 Bandeiras Azuis, galardão de qualidade da Associação Bandeira Azul da Europa, Cascais posiciona-se agora no grupo dos 20 destinos mais sustentáveis da Europa.
Na foto: Mr. Hendrik Oosterveld, Vice-President of The EUCC e Maria João Faria, em representação da Câmara Municipal de Cascais, a receber o galardão.