Está aqui
Cascais é pioneira na recolha de tintas para reciclagem | Autarquia e Kenitex unem-se para preservar o ambiente

Minimizando a destruição ambiental graças à recuperação e valorização das tintas que sobram durante a execução de trabalhos de pintura, os contentores para recolha de tintas sobrantes estão disponíveis para utilização por todos os munícipes nos pontos de apoio da Cascais Ambiente, que funcionam de segunda-feira a sábado, das 8h00 às 12h00:
• Cascais (Rua Franklin Lamas),
• Parede (Av. Gago Coutinho)
• Poça (Rua Santa Rita, Estoril)
Caberá à Cascais Ambiente recolher periodicamente as tintas, que serão depois encaminhadas para a Kenitex, responsável pelo processo de reciclagem.
Para além das claras vantagens ambientais, esta é ainda uma forma de promover a economia local, uma vez que a Kenitex é uma empresa industrial com sede no concelho de Cascais e que emprega atualmente 30 pessoas.
A importância de reciclar tintas | A produção de tintas é um processo que envolve a utilização de matérias-primas raras, caras e prejudiciais ao ambiente. No entanto, estima-se que, anualmente, sete mil toneladas acabem por não ser usadas, ficando nas embalagens de origem até irem para o lixo, sem que haja uma separação adequada. Há, assim, um desperdício de produtos que pode ser evitado, com efeitos positivos para o ambiente. Também os consumidores são beneficiados, já que as tintas recicladas podem ser até 50% mais baratas do que as fabricadas de raiz, garantindo uma qualidade idêntica às de gama média. De notar ainda que a reciclagem de tintas é uma prática consolidada há mais de dez anos em países como o Canadá e Estados Unidos.