“Cascais: Associações com História” é uma obra que regista a vida das agremiações humanitárias e de cultura, recreio, desporto e ensino de Cascais que atualmente contam com mais de 75 anos de atividade.
É lançada sábado, 19 de janeiro, pelas 15h00, no Centro Cultural de Cascais. O coordenador da equipa que o produziu, João Miguel Henriques, Chefe da Divisão de Arquivos, Bibliotecas e Património Histórico fala-nos desse livro.
Como surgiu a obra?
Esta obra tem por base um programa desenvolvido desde 2006 pela Câmara Municipal de Cascais através do Arquivo Histórico Municipal: o PRADIM - Programa de Recolha de Arquivos e Documentos de Interesse Municipal, no âmbito do qual a autarquia passou a ser responsável pelo tratamento e comunicação de um conjunto muito importante de arquivos empresariais, familiares, pessoais e também associativos. Percebemos, então, que existia um mar extraordinário de informação inédita, que permitia gerar um retrato detalhado das muitas histórias que compõem a nossa história coletiva, quase todas por contar. A riqueza dos arquivos das associações justificava este investimento.