Está aqui
Apagão generalizado - Regresso à normalidade avança

A energia estará reposta em cerca de 90% do concelho até às 23h30 e, pelas 23h00, 90% do concelho terá todo o abastecimento de água normalizado.
A partir das 21h00, o serviço de distribuição de energia elétrica, interrompido, às 11h33 de hoje, 28 de abril, começou a ser reposto.
Aos poucos regressa-se à normalidade depois de um apagão generalizado que afetou Portugal, Espanha, o sul de França, e outros países europeus.
Reunida desde a primeira hora na sala de situação do Centro de Operações de Cascais, a Comissão Municipal de Proteção Civil, que ativou o Plano Municipal de Emergência às 17h00, só irá desmobilizar depois de reposta a normalidade no concelho. A nível nacional foi emitida a Resolução do Conselho de Ministros n.º 90-A/2025 que declarou "situação de crise energética" com vista a garantir os abastecimentos energéticos.
A Linha Cascais 800 203 186 manteve-se a funcionar até às 23h00, com a normalidade possível devido à indisponibilidade das operadoras telefónicas.
Durante o dia, as equipas municipais foram dando resposta a situações prioritárias, desde logo, no apoio prioritário ao Hospital de Cascais, Centros de Saúde e Lares, com abastecimento de geradores para garantir os serviços indispensáveis aos cuidados de saúde. Ao final da noite, o Hospital de Cascais já se encontrava com a situação de eletricidade regularizada e com reservas de combustível para o gerador.
Na maioria das escolas foi possível assegurar os almoços e garantir a realização das atividades tarde dentro, até que as famílias pudessem ir buscar as crianças e jovens. A situação deverá ser normalizada durante a noite, pelo que não são esperados constrangimentos na terça-feira.
A circulação das linhas MobiCascais mante-se praticamente sem alterações, contando com o apoio das equipas municipais para fornecimento de energia ao sistema de abastecimento de combustíveis.
A gestão dos pontos críticos na circulação rodoviária foi gerida ao longo do dia pela Polícia Municipal de modo a evitar acidentes.
Dirigimos a todas as equipas mobilizadas na resposta a esta situação absolutamente excecional um profundo agradecimento. Num dia marcado pela falha de energia e de comunicações capaz de por à prova o nosso modo de vida.
CMC | FH | CT