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8.ª edição do projeto “A Voz dos Jovens” está em curso
São jovens, mas já começam a tomar consciência política e da importância da democracia representativa, colaborativa e participativa. O trabalho para dominar estes três instrumentos da vida em sociedade como a conhecemos está em curso e envolve perto de 100 alunos de 12 escolas secundárias da rede pública e privada do concelho (ensino regular e profissional).
Envolvidos na qualidade de representantes dos seus pares, os jovens estão a trabalhar em diversas sessões preparatórias com vista à apresentação de um documento conjunto sobre democracia participativa, representativa e colaborativa no seio das escolas.
O ponto de partida para esta capacitação é a figura do representante de turma. Qual a sua importância? Quais as características indispensáveis? Como deve ser eleito(a)? Que papel deve ter?
Até agora já decorreram seis sessões de trabalho por grupos de escola com vista à produção de um único documento-proposta a 17 de maio, aquando da realização do Fórum “A Voz dos Jovens” que terá lugar no auditório da Casa das Histórias Paula Rego em Cascais. Antes disso, o trabalho prossegue com novas sessões em abril.
Por agora, os jovens investem não só na congregação de ideias-chave, mas também na comunicação do projeto, para levar mais longe a sua mensagem. Para tanto, têm recebido e posto em prática conhecimentos na área do registo de imagens (vídeo e fotografia) e da edição de texto para criação de notícias, publicações nas redes sociais, entre outros suportes. O objetivo é que sejam os próprios jovens a dinamizar, por exemplo, a página oficial do projeto no Instagram "Voz dos Jovens_Cascais" com conteúdos produzidos por si, embora contem com o apoio das equipas municipais envolvidas no projeto.
Esta oitava edição do "A Voz dos Jovens" conta com a participação de mentores externos, como Ana Raimundo e Mariana Barradas, hoje alunas universitárias, que estiveram envolvidas em edições anteriores nas respetivas escolas secundárias do concelho. Conta ainda com o apoio de Francisco Cordeiro de Araújo, autor do projeto "Os 230" em parceria com Ana Filipa Duarte, jornalista.
Dinamizado pela área da Educação, o projeto consta no Plano de Ação Local do programa Cidade Amiga das Crianças e envolve equipas municipais das áreas da Participação e Cidadania e da Comunicação, bem como uma equipa da Scholas Occorrentes, fundação para a cidadania e capacitação dos jovens sob a égide do Papa Francisco com delegação em Cascais.
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