CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Não perca a sua Agenda Cascais março/abril

Intensos e plenos de atividades, assim vão ser os meses de março e abril em Cascais. Prestes a anunciar o programa alargado das comemorações dos 650 anos que este ano vão envolver tudo e todos, reunimos na sua Agenda Cascais um vasto conjunto de iniciativas e informações para ser usufruído individualmente ou em família. Do teatro ao desporto, da poesia as passeios ao ar livre, há de tudo um pouco. Descubra como tirar o melhor partido do seu tempo livre!

 

 
A abrir o mês, Cascais acolhe o 3º Fórum Internacional para Jovens Compositores, promovido pelo Sond’Ar-te Electric Ensemble com apoio municipal. Vindos de muiras paragens diferentes, os jovens vão brindar-nos com dois concertos a 6 e 7 de março, no Centro Cultural de Cascais e com entrada livre. Descobrir em que consiste uma sanfona, ou quando foram, sem margem para dúvidas, definidos os limites do concelho, ou quais as joias da arquitetura de veraneio em Cascais em apenas duas horas de passeio a pé são algumas das propostas que lhe fazemos para os próximos dois meses.
 
Mas em março e abril, a arte, os livros e o património merecem-nos, de todo em todo, grande destaque. Em março, mais precisamente a 8, abre ao público o Cidadela Art District, um verdadeiro Bairro da Artes que traz para Cascais a primeira galeria de Raw Art do país. Neste projeto dinamizado pelo Grupo Pestana, juntam-se seis galerias e outros tantos artistas que irão trabalhar em open studios ou surpreender os visitantes em qualquer lugar. 
 
Habituada a surpresas e sobretudo a apresentá-las, Cláudia Semedo, atriz formada na Escola Profissional de Teatro de Cascais dá corpo à rubrica Gente de Cá e fala do seu percurso formativo que a definiu enquanto atriz e enquanto pessoa.
 
A 20 de março regressam ao Auditório da Casa das História Paula Rego as III Conversas da República que juntam na sexta edição Teolinda Gersão, Dulce Maria Cardoso e Eugénio Lisboa, com moderação de Júlio Conrado. A 10 de abril os oradores convidados são Carlos Avilez, Leonor Silveira e Carlos Carvalhas, com moderação de Inês Serra Lopes. A oitava e última conversa faz-se com Adriano Moreira e José Medeiros Ferreira, sendo moderada por Ana Sousa Dias.
 
A 18 de abril Cascais associa-se à Direção-Geral do Património Cultural e ao ICOMOS Portugal para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Este ano o tema é Lugares de Memória, dentro do espírito de que na multiplicidade de funções, idades ou lugares, o Património guarda em essência uma natureza evocativa e de celebração. Assim o desafio para este dia é visitar o património descobrindo a sua história e valor para a comunidade. Por isso mesmo propomos visitas guiadas à Casa de Santa Maria, Forte de Oitavos, Torre de S. Patrício, Marégrafo de Cascais, ou um passeio pedestre guiado ao Legado da moagem Árabe em Alcabideche. Mas há outros desafios como uma visita-jogo para conhecer melhor os Faróis da barra do Tejo, uma palestra (dia 15 abril) sobre “O litoral de Cascais: uma janela para o passado”, pelo Professor Dr. Miguel Magalhães Ramalho.
 
Ainda em abril completam-se nove anos sobre a abertura ao público, precisamente a 23 de abril, da Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana. Espaço central de conhecimento e cultura, a biblioteca só apaga as velas no sábado 26, dia em que sob a orientação de Andreia Rasga os convidados são crianças e pais a quem lhes é pedido para “Fazer um Livro: da Ideia ao Papel”. Nesse mesmo dia, o escritor David Machado, vencedor do Prémio Branquinho da Fonseca 2005, marca presença na Biblioteca da Casa da Horta da Quinta de Santa Clara, em Cascais, para uma conversa informal sobre o seu percurso enquanto escritor. 
 
Dias antes (15 de abril, 21h30), há Noites com Poemas que trazem a terreiro o tema “O 25 de Abril, Hoje” com Vasco Lourenço, na BM S. Domingos de Rana, um momento de reflexão sobre uma época marcante da nossa história.
 
Cursos, concertos, exposições, teatro, dança, visitas guiadas, rotas pedestres e muito desporto ajudam a completar as propostas variadas para dois meses de atividades num concelho que não para e onde tudo é pensado ao mais ínfimo pormenor. Por exemplo, sabia que pode encontrar uma multiplicidade de produtos e serviços gourmet no Mercado Epicur que decorre no Mercado da Vila de 28 a 30 de março? Sente-se preparado para viver as tentações do Mercado da Doçaria conventual e Cake Design que se estreia nesse mesmo espaço de 25 a 27 de abril?
 
O desafio está lançado. Venha viver o concelho em pleno e divirta-se!
 
 
 
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0