Está aqui
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cascais celebrou 127 anos






















De festa, o dia foi marcado pela oferta à corporação, pela Junta de Freguesia Cascais-Estoril, de uma viatura de comando batizada com o nome “Ana Rita e Bernardo”, em homenagem aos dois bombeiros do concelho que perderam a vida no combate ao incêndio da Serra do Caramulo, em agosto deste ano.
Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, recordou que o papel da Câmara Municipal de Cascais é de suporte: “Temos uma manta financeira muito curta mas não deixamos de estar juntos dos nossos bombeiros. Temos forças suficientemente equipadas, mas diria que é preciso reforçar a componente de equipamento de proteção dos nossos homens e mulheres. É preciso, também, continuar a apostar na prevenção para que os nossos bombeiros não fiquem expostos como aconteceu no verão que passou.”
Presente na cerimónia Filipe Lobo d`Ávila, Secretário de Estado da Administração Interna referiu ser este “um dia muito importante para os Bombeiros de Cascais, não só a todos que fizeram a história desta casa, mas todos aqueles que marcaram estes 127 anos. Foram muitas gerações passaram por aqui.“
Destacando o facto de a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cascais ser a corporação mais antiga e aquela que deu origem a muitas outras do concelho, Rui Rama da Silva, Presidente da Associação, acredita que “apesar da sua idade esta instituição continua jovem. Este é o segredo desta instituição que todos os dias, a todas horas, é chamada a prestar socorro e tem de o fazer com a máxima prontidão e máxima qualidade.”
Sobre a AHBVC | Fundada a 2 de fevereiro de 1886, então com a denominação de Sociedade Filarmónica Cascaense, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cascais conta hoje com 127 anos de história. Ao longo deste tempo, esta instituição humanitária sem fins lucrativos soube cumprir a sua finalidade principal, a proteção desinteressada de vidas e bens, mas também atividades no âmbito da cultura e recreio, desporto e saúde, prova de um ecletismo que só um grupo dedicado à sua terra é capaz de deter.