CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Teatro Experimental de Cascais celebra 48 anos com programação especial

O 48.º aniversário do Teatro Experimental de Cascais, celebrado no dia 13 de novembro, ficou marcado pela reabertura do Espaço Memória, em Cascais. Um dia em que se prestou homenagem a Natália Correia, na passagem dos 20 anos da sua morte, através da professora Teresa Côrte-Real, e onde vários alunos da Escola Profissional de Teatro de Cascais receberam os seus diplomas. Da programação fez ainda parte a estreia da peça “Os Saltimbancos”, de Chico Buarque, no Teatro Mirita Casimiro, que pode ver até 29 de dezembro e no mesmo local uma exposição de desenho e pintura, intitulada “BOCA de Cena”, de Evelina Oliveira.

Com mais de uma centena e meia de peças levadas à cena, o Teatro Experimental de Cascais (TEC) orgulha-se, nestes 48 anos de vida de ter no seu currículo prestigiados colaboradores dos mais diversos domínios: Carlos Paredes, Luís Pinto Coelho, Almada Negreiros, Júlio Resende, Natália Correia, Daniel Sampaio, Michel Giacometti, entre tantos outros.


Pela companhia, fundada em 1965, passaram nomes consagrados nos palcos como Amélia Rey Colaço, Mirita Casimiro, Eunice Muñoz, Carmen Dolores, Mário Viegas. A estes, junta-se toda uma geração de jovens formados na Escola Profissional de Teatro de Cascais (EPTC), e atores formados nas últimas décadas pelo TEC como João Vasco, Santos Manuel, Zita Duarte, ou António Feio, Alexandra Lencastre, Diogo Infante ou José Wallenstein.


Um longo percurso teatral que pode ser admirado numa visita ao Espaço Memória do Teatro Experimental de Cascais, situado na Avenida Marechal Carmona, 104 (traseiras do Jumbo). A antiga garagem e armazém, algumas vezes transformada em sala de espetáculos, é hoje o espaço para viajar no tempo e tomar conhecimento da história da companhia através de fotografias, libretos, textos, maquetas de cenários e de manequins envergando figurinos, adereços e outras curiosidades. É no Espaço Memória TEC que pode ainda ser consultada uma biblioteca com mais de 3000 títulos.
 


Programa detalhado:


ESPAÇO MEMÓRIA - TEATRO EXPERIMENTAL DE CASCAIS
Apresentação “Natália”, por Teresa Côrte-Real

13 de novembro, 17h00 (apresentação única), entrada livre, M/ 12 anos
Na passagem dos 20 anos da morte da escritora Natália Correia, o jovem ator-dramaturgo Renato Pino, escreve um texto dedicado a esta grande figura da nossa cultura. Para representar a figura mítica de Natália, escolhe Teresa Côrte-Real, desde há muito, um dos rostos do Teatro Experimental de Cascais (TEC), além de professora da Escola Profissional de Teatro de Cascais (EPTC). Para assinalar o 48º aniversário do TEC, a atriz veste a pele de Natália Correia num momento único e com apenas 15 minutos de duração. Uma apresentação que fez já sucesso na sua passagem pelo Teatro Rápido, em Lisboa.


Exposição temporária “Eunice Muñoz – 70 anos de teatro”
Horário: Sábados e Domingos das 15h00 às 19h00, entrada livre, M/ 6 anos
Eunice Muñoz é sinónimo de teatro. Um tributo, numa exposição inaugurada em 2012, ano em que celebrou 70 anos de carreira. O Espaço Memória - Teatro Experimental de Cascais, reúne fotografias, figurinos e adereços de uma vida de palco cheia de histórias. A exposição conta ainda com um conjunto de fotografias inéditas da actriz, de 1941, no Teatro Nacional D. Maria II, em "Vendaval", de Virgínia Victorino.
Na memória do palco que a viu estrear-se e regressar tantas vezes, ecoam ainda as suas interpretação de "As Criadas" de Jean Genet, "Fedra" de Racine e "Oração” e “Dois Verdugos”, de Arrabal. Mais recentemente, e de mãos dadas com o talento que faz dela um nome maior do teatro português, foi através de "O Comboio da Madrugada" de Tenesse Williams que a actriz voltou a pisar o palco do Teatro Municipal Mirita Casimiro.
A exposição, sobre o percurso profissional de Eunice Muñoz, está ainda patente ao público até final deste ano.
 


TEATRO MUNICIPAL MIRITA CASIMIRO
Exposição de pintura e desenho “BOCA de Cena” de Evelina Oliveira
Horário: 2ª das 10h00 às 15h00 | 3ª a Sábado das 10h00h às 21h30 | Domingo das 14h00 às 18h00, entrada livre, até 29 de dezembro
Pintura e desenho de Evelina Oliveira. Natural de Abrantes, Evelina Oliveira frequentou o Curso de Desenho na ESAP,  Curso de Litografia, Workshop de gravura na Árvore Cooperativa Actividades Artísticas, Workshop de Ilustração na U.P. e Curso de História da Ilustração na  FBAUL. Especialista em Ilustração pelo ISEC .  Mestre  em Ilustração  Artística  pela Universidade de Évora/ISEC. Vive e trabalha em Lisboa e no Porto, dando regularmente formação em Workshops de Pintura, Desenho, Técnicas de Impressão artesanais  e Ilustração Artística em Bibliotecas Escolas e Museus. Expõe regularmente desde 1994 e ilustrou até ao momento mais de 20 livros de diversos autores.              


“Falar Verdade a Mentir”, teatro de Almeida Garrett, até 6 de dezembro
Sessões: de 3ª a 6ª às 10h00, às 11h30 e às 14h30 (para grupos mediante marcação), Preço: 5 euros com oferta de bilhete a um acompanhante por grupo, para maiores de 6 anos.
Comédia escrita por Almeida Garrett em 1845 que oferece como ambiente a cidade de Lisboa em pleno século XIX e o cruzamento dos interesses de duas famílias burguesas e dos seus criados. Um jogo entre amores e ambições, onde a mentira tropeça na verdade e o refinado sentido de humor do reconhecido autor português, abre caminho à reflexão crítica sobre a sociedade da época. Um tema que se reveste de grande atualidade, numa peça muito divertida, de apenas um ato. Um espetáculo direcionado em especial para os alunos do 3º ciclo do Ensino Básico.
Encenação: Teresa Côrte-Real | Interpretação: Fernanda Neves, Filipe Abreu, Luiz Rizo, Paula Sá, Sérgio Silva, entre outros | Cenografia e Figurinos: Fernando Alvarez | Coreografia: Natasha Tchitcherova 


“Os Saltimbancos”, de Chico Buarque, para ver até 29 de dezembro
Sessões: de 5.ª a sábado às 21h30 | Sábados e domingos às 16h00, para maiores de 6 anos.
Preço 10 euros. Estudantes, menores de 25 anos, maiores de 65 anos e profissionais de espetáculo às 5ªs feiras: 7,50 euros
Um musical emblemático de Chico Buarque a partir da letra de Sérgio Bardotti e música de Luiz Enriquez Bacalov, inspirado no conto dos Irmão Grimm Os Músicos de Bremen, direcionado para os mais jovens. Uma versão de Os Saltimbancos que conta com uma parceria com o ATL da Galiza (Santa Casa da Misericórdia de Cascais), uma instituição que celebra agora 30 anos de existência, com um trabalho notável a bem da comunidade, nomeadamente, o trabalho desenvolvido com crianças e jovens – quer nas áreas do desporto e educação, quer no despertar do interesse cultural junto dos mais novos. Um trabalho enriquecedor e de construção deste espetáculo aliciante.
Versão e Dramaturgia: Miguel Graça | Encenação: Carlos Avilez | Cenografia e Figurinos: Fernando Alvarez | Orquestração e Direção Musical : Hugo Neves Reis e Pedro Sousa | Coreografia: Natasha Tchitcherova | Direção do Coro Infantil: Jorge Vasconcelos | Interpretação: António Marques, Elsa Gama, Paula Sá, Pedro Caeiro, Salomé Duarte, Teresa Côrte-Real, 20 crianças e jovens (dos 7 aos 15 anos).


 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0