CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais associa-se à comemoração do Dia Mundial da Diabetes | 14 de novembro | Informe-se sobre esta doença de avanço silencioso

Alertar, informar e implementar medidas concretas e adequadas que envolvam todas as pessoas com diabetes, familiares, grupos decisores políticos e sociais e profissionais de saúde é o principal objetivo do Dia Mundial da Diabetes que se assinala também em Cascais. As comemorações a nível nacional acontecem este ano em Alcochete.

Afetando atualmente mais de 371 milhões de pessoas no mundo inteiro, ou seja 8,3% da população mundial (dados da Federação internacional de Diabetes, IDF Diabetes Atlas, 2012), os casos de diabetes continuam a aumentar em todos os países. Silenciosa, uma vez que mais de 50% dos casos carece ainda de diagnóstico, esta doença foi responsável, em 2012, pela morte de 4,8 milhões de pessoas, metade das quais com menos de 60 anos. Estima-se que em 2030 ascendam a 552 milhões as pessoas afetadas com diabetes, representando um aumento de 49%.


Portugal é um dos países europeus com maior prevalência de diabetes, doença que se for devidamente tratada, não impede o doente de ter uma vida perfeitamente normal e autónoma. É, contudo, fundamental que o diabético se ajude a si mesmo, autocontrolando a sua doença. Aliás, se o doente for determinado neste papel de autovigilância, a sua vida ficará muito facilitada.


O que é a diabetes?
A diabetes é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos. À quantidade de glicose no sangue chama-se glicemia e quando esta aumenta diz-se que o doente está com hiperglicemia.
 
Quem está em risco de ser diabético?
A diabetes é uma doença silenciosa que se pode desenvolver sem sintomas durante muitos anos. É uma doença em crescimento, que atinge cada vez mais pessoas em todo o mundo e em idades mais jovens. No entanto, há grupos de risco com fortes probabilidades de se tornarem diabéticos:
• Pessoas com familiares diretos com diabetes;
• Homens e mulheres obesos;
• Homens e mulheres com tensão arterial alta ou níveis elevados de colesterol no sangue; 
• Mulheres que contraíram a diabetes gestacional na gravidez;
• Crianças com peso igual ou superior a quatro quilogramas à nascença;
• Doentes com problemas no pâncreas ou com doenças endócrinas.


Links úteis
Microsite da Direção Geral de Saúde sobre Diabetes - http://www.dgs.pt/ms/7/default.aspx?id=5519
Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) - http://www.apdp.pt
Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) - http://www.spd.pt/
The International Diabetes Federation (IDF) - http://www.idf.org/

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0