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Exposição Paula Rego/ Honoré Daumier: mexericos e outras histórias
Tal como refere Catarina Alfaro, "esse diálogo foi possível através da colaboração do colecionador Juan Espino Navia, que disponibilizou a sua coleção de litografias de Honoré Daumier (1808-1879), - publicadas na sua maioria no jornal satírico francês Le Charivari - para que fossem vistas e escolhidas pela artista Paula Rego e
integrarem uma exposição."
Explica ainda a co-curadora da exposição, que "os dois artistas usaram e dominaram, à sua maneira, as técnicas de gravação para fazer chegar as suas visões, histórias e perspectivas políticas a um público mais vasto do que o associado à pintura e à escultura e exploraram esta forma artística mais democrática para produzir imagens múltiplas que, postas a circular, podem operar uma mudança de mentalidades. No caso de Daumier, foi sobretudo o processo litográfico que lhe facultou não só um meio de subsistência e um rendimento estável, como também uma forma de propagar a sua defesa do homem comum, dos marginalizados, dos expropriados. Para Paula Rego, foram a gravura e a litografia que lhe facultaram um complemento à pintura e lhe permitiram chegar a uma vasta audiência com as suas narrativas femininas únicas."
O que une os dois artistas, refere ainda Catarina Alfaro na apresentação da exposição, "é o inequívoco facto de que tanto Daumier como Paula Rego terem usado a sua produção artística gráfica como elemento diluidor das hierarquias e da diferenciação entre a arte erudita e a popular, sempre comunicante com o tempo presente através das suas vozes críticas, por vezes mordazes e socialmente interventivas."
Mais informações em www.casadashistoriaspaularego.com