Está aqui
“Prémio Desenvolvimento Sustentável 2013” para Cascais | Município é a única entidade pública distinguida pela Heidrick & Struggles e Diário Económico
Posicionando-se no topo enquanto referência de boas práticas de sustentabilidade, o município de Cascais foi a única entidade pública a receber este prémio. Os restantes distinguidos pertencem ao setor privado: Jerónimo Martins, Efacec, Accenture e Caixa Geral de Depósitos.
Já há vários anos que Cascais desenvolve iniciativas que visam alcançar reais índices de sustentabilidade. Entre elas destacam-se o programa de gestão ambiental, do qual fazem parte a Estrutura Ecológica, o Plano Diretor Municipal e a Matriz Energética; diversos programas de sensibilização e participação dos cidadãos, como o Oxigénio, o Caça Watts e o Orçamento Participativo de Cascais; iniciativas de intervenção social, destacando-se os programas de literacia financeira, empreendedorismo, apoio à inserção no mercado de trabalho e a famílias carenciadas. Na dimensão da gestão, Cascais destaca-se, por exemplo, pela existência de um plano municipal de gestão de riscos de corrupção e por criar condições para facilitar a relação com os munícipes, através de plataformas web e atendimento pessoal na Loja Cascais.
Esta é a 5.ª edição do “Prémio Desenvolvimento Sustentável” que, para além de reconhecer os melhores casos de sustentabilidade empresarial, visa também efetuar um estudo da evolução das diversas práticas em Portugal e no seu tecido empresarial. Esta análise considera o desenvolvimento sustentável como um investimento a longo prazo com vista à criação de valor para os acionistas, através da identificação e exploração de oportunidades e da gestão de riscos resultantes dos fatores económicos, sociais e ambientais. Desta forma, a Heidrick & Struggles e o Diário Económico pretendem contribuir para a discussão e implementação de práticas de sustentabilidade em Portugal.