CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Operação Nariz Vermelho e Câmara Municipal de Cascais assinam protocolo de cooperação - Doutores palhaços visitam crianças semanalmente no Hospital de Cascais

A fazer rir crianças hospitalizadas em Cascais desde 2004, a Operação Nariz Vermelho renovou hoje, no HPP Hospital de Cascais Dr. José de Almeida, o protocolo de cooperação com a Câmara Municipal de Cascais. Graças a este protocolo, e até final de 2012, os Doutores Palhaços visitaram 12.916 crianças e 9.669 adultos, um trabalho que continua com a renovação do programa “Adote um Palhaço”, criado para levar alegria às crianças hospitalizadas no serviço de pediatria do HPP Hospital de Cascais Dr. José de Almeida.

O protocolo hoje assinado permitirá à Operação Nariz Vermelho continuar a visitar semanalmente o serviço de pediatria do HPP Hospital de Cascais Dr. José de Almeida, continuando o trabalho iniciado há sete anos com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, a primeira autarquia do país a apoiar projetos de natureza hospitalar. Desde 2004, ainda em projetos isolados junto das crianças hospitalizadas no antigo Hospital Condes de Castro Guimarães, e depois, a partir de 2005, já no âmbito do programa “Adote um Palhaço” com visitas semanais ao serviço de pediatria, a dupla de Doutores Palhaços é uma presença muito acarinhada por todos. Com a entrada em funcionamento da nova unidade hospitalar (em 2009), a “alegria que ajuda a curar” passou a ser administrada às crianças, familiares e profissionais de saúde do HPP Hospital de Cascais Dr. José de Almeida.


“A renovação deste protocolo permite continuar um trabalho que representando um baixo investimento municipal com um elevadíssimo rendimento em sorrisos e alegrias. É a prova de que com pouco conseguimos fazer muito”, refere Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais. “Nada substitui o poder curativo da felicidade!” 


Mark Mekelburg, vice-presidente da ONV, saúda a celebração deste protocolo “que vem reforçar o trabalho que os Doutores Palhaços têm vindo a realizar junto das crianças hospitalizadas em geral e nesta unidade em particular. Cada sorriso conquistado pelos Doutores Palhaços é a melhor recompensa que a equipa da ONV pode receber e é muito gratificante encontrar entidades que, como o município de Cascais, continuam a acreditar e a apoiar o nosso trabalho.”


A cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação entre a Operação Nariz Vermelho (ONV) e a Câmara Municipal de Cascais contou com a participação de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, de Frederico Pinho de Almeida, vereador com o pelouro da Ação Social e Saúde, de Mark Mekelburg, vice-presidente da ONV, Natacha Sabrosa, diretora de angariação de fundos institucionais da ONV e Rita Oliveira, coordenadora de relação hospitalar da ONV. Em representação do HPP Hospital de Cascais Dr. José de Almeida, participaram Anabela Brito, Coordenadora da Unidade Funcional de Pediatria e de Pedro Dias Alves Presidente do Conselho de Administração. Com vista a dar o conhecer o trabalho desenvolvido pela ONV, a assinatura do protocolo foi seguida de uma visita ao serviço de pediatria do HPP Hospital de Cascais Dr. José de Almeida, dando aos presentes a oportunidade de conhecerem de perto o trabalho realizado diariamente pelos Doutores Palhaços.


Sobre a Operação Nariz Vermelho
A Operação Nariz Vermelho (ONV) é uma IPSS, sem vinculações políticas ou religiosas, que promove, todas as semanas, visitas de Doutores Palhaços às enfermarias pediátricas de doze hospitais do País. O principal objetivo da ONV é transformar momentos, tornando mais alegre a vivência das crianças e dos seus familiares no hospital. Oficialmente constituída em 2002, a Operação Nariz Vermelho conta atualmente com uma equipa de 22 Doutores Palhaços e oito profissionais nos bastidores e visita cerca de 40.000 crianças por ano. Contando já com vários prémios no seu portfólio, a Operação Nariz Vermelho foi distinguida em 2005 com o prémio Serviços Sociais, atribuído pelo Hospital do Futuro. Já em 2006 a operação recebeu o Diploma de Reconhecimento de Mérito pela Ordem dos Médicos, e em 2009 recebeu pelas mãos da Assembleia da República o Prémio de "Direitos Humanos".


Sobre a Câmara Municipal de Cascais
A colaboração entre a Câmara Municipal de Cascais e a Operação Nariz Vermelho existe desde 2004 tendo sido dinamizadas nesse ano algumas iniciativas pontuais. Em 2005 deu-se continuidade à colaboração, no âmbito do Programa Adote um Palhaço. Este programa permitiu até 2012 a visita dos Doutores Palhaços a 12.916 crianças e 9.669 adultos. A Câmara Municipal de Cascais foi a primeira autarquia do país a apoiar esta iniciativa a nível hospitalar desde 2005, num total de investimento entre 2004 e 2013, de 110.500 euros.


Sobre o HPP Hospital de Cascais Dr. José de Almeida
A HPP Saúde iniciou a sua atividade de gestão hospitalar em 1998 e é hoje um grupo de referência no setor da saúde em Portugal atuando de forma inovadora e centrado na personalização e qualidade dos cuidados de saúde, possibilitando uma oferta de serviços global e integrada, contando com seis Hospitais e uma Clínica em Portugal.


Para saber mais sobre a Operação Nariz Vermelho consulte o site www.narizvermelho.pt

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0