A Conferência Cidadania para a Sustentabilidade surge na sequência da junção da XIII Conferência Internacional do Observatório Internacional para a Democracia participativa (OIDP) e a V Conferência GLOCAL - Pensar Global, Agir Local - a ter lugar de 3 a 5 de julho de 2013, no Centro de Congressos do Estoril. Este desafio surge no âmbito da eleição de Cascais como presidente do OIDP para o presente ano, título atribuído em Porto Alegre - Brasil, na edição de 2012.
Será dinamizado o debate em que se unem duas importantes temáticas para os dias de hoje: a Cidadania e a Sustentabilidade. A cidadania como ferramenta para os cidadãos cooperarem e participarem na construção de um mundo mais sustentável, e a sustentabilidade como um desafio político na devolução, aos cidadãos, os seus direitos de participação numa sociedade que visa para os seus recursos de forma responsável.
A Conferência Cidadania para a Sustentabilidade resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Cascais, o OIDP, a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e Associação In Loco.