Está aqui
Cascais com mais duas mil árvores plantadas por oito centenas de voluntários | Balanço da Semana do Ambiente 2013
A Semana do Ambiente ficou também marcada pela participação de 265 pessoas em workshops, percursos interpretativos e outras ações ambientais. Destacou-se ainda a inauguração do Borboletário e do Núcleo de Interpretação da Duna da Cresmina, e a reabertura do renovado espaço do Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal - CIAPS.
A duas mil árvores plantadas pertencem a espécies nativas do concelho de Cascais, tais como sobreiros, medronheiros, sanguinho-das-sebes, carvalhos-cerquinhos, sabinas-das-praias, funchos-do-mar e raiz-divina. A floresta autóctone é uma importante fonte de riqueza natural, sendo fundamental para a preservação da biodiversidade associada a determinada área.
Durante a Semana do Ambiente foram também inaugurados dois novos espaços dedicados ao usufruto, por parte da população, de espaços naturais: o Borboletário do Parque Urbano da Quinta de Rana e o Núcleo de Interpretação da Duna da Cresmina. Por sua vez, o CIAPS reabriu ao público com uma nova exposição temática, “Cascais da Terra ao Mar”, que aborda as características biofísicas da costa cascalense.
Com atividades para todos, a Semana do Ambiente teve como objetivo promover o envolvimento ativo da população em diversas formas de conservação e proteção da Natureza.
Fotografias e vídeos:
Workshop de plantas aromáticas
Inauguração do Núcleo de Interpretação da Duna da Cresmina
Inauguração do Borboletário do Parque Urbano da Quinta de Rana
Ação de plantação pelos voluntários do programa Jovens Ativos
Ação de plantação pelos colaboradores municipais
Ação de plantação de árvores e de um Livro Verde no Junqueiro