As recolhas de dádivas de sangue são iniciativas desenvolvidas pela CMC em parceria com o Instituto Português do Sangue e diversas associações concelhias, no contexto do projeto Saúde e Solidariedade. O projeto tem uma calendarização anual de cerca de 50 sessões de colheita por ano em diversos pontos em todo o concelho.
Atualmente, as recolhas realizam-se no "Espaço do Dador" situado no Armazém C3 | CMC na Rua das Tojas, 203 - 2755-010 Alcabideche
Não é necessária marcação, basta comparecer nas datas e locais indicados. É obrigatório respeitar o distanciamento social, o uso de máscara e desinfetar as mãos com álcool gel.
Passos a seguir no Espaço do Dador:
- Faça a pré-inscrição.
- Quando for chamado, siga para a triagem que consiste numa consulta com o/a medico/a para avaliar as condições para efetuar a dádiva. Ex.: Peso, condição física, etc.
- Descanse enquanto o IPST recolhe a sua dádiva.
- No final existe um espaço e um pequeno lanche para recuperar.
Nota: o Espaço conta com o apoio de jovens voluntários do Programa Municipal de Voluntariado Jovem.
Pode, ainda, dirigir-se:
Instituto Português de Sangue e da Transplantação, em Lisboa (sem necessidade de marcação)
Segunda-feira a sábado: 8h às 19h30
Telefone: 217 921 000
CHULN – Hospital Santa Maria
(Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte)
Inscrição: 210 405 815 / 967 048 956
Horário: de segunda a sexta entre as 8h30 e as 15h30
Para ser dador de sangue, terá de ter idade superior a 18 anos (até aos 60 anos se for a primeira dádiva), ter peso igual ou superior a 50kg e ter hábitos de vida saudáveis, será sempre efetuada em todas as dádivas uma triagem clínica, prévia, onde poderá esclarecer todas as dúvidas.
Dúvidas sobre se pode doar sangue? Confira as FAQ's do SNS