Está aqui
Encontro de Comitiva de Startups Brasileiras em Cascais


















O Município de Cascais acolheu, no dia 13 de novembro, uma comitiva de empresários de startups brasileiras, que disponibilizam soluções nas áreas da Saúde, Educação e Sustentabilidade. O encontro, que decorreu no Centro Cultural de Cascais, teve como objetivos apoiar a internacionalização destas empresas, captar investimento para o concelho cascalense, e colocar empresas nacionais e o setor público municipal em contacto com estas startups.
“Tudo o que seja estreitar laços entre Portugal e o Brasil é, acima de tudo, uma questão de bom senso”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras. “A vantagem que Portugal tem para oferecer é fazer parte do Espaço Económico Europeu. Já o Brasil, pode trazer juventude para um país envelhecido como o nosso”, acrescentou o autarca.
Esta iniciativa foi promovida pela DNA Cascais e FUNCEX Europa (Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior), e contou com a presença de startups que integraram a participação da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) na Web Summit.
“A internacionalização tem sido uma área estratégica para o Município de Cascais”, afirmou Frederico Nunes, vereador da Câmara Municipal cascalense e presidente do Conselho de Administração da DNA Cascais. “Temos procurado fazer uma ponte entre Brasil e Portugal na DNA Cascais, ajudando a instalar as empresas no nosso território e auxiliando com as questões burocráticas”, conclui o vereador.
Já o diretor-geral da FUNCEX Europa, Higor Ferro Esteves, referiu que “Este tipo de encontro traz a confiança que queremos passar para quem vem do Brasil para Portugal. Cascais é um porto seguro para desenvolver negócios”.
Este evento foi enquadrado na estratégia de Cascais para atrair investimento estrangeiro, com um foco específico nas áreas de startups e inovação. A relação histórica e cultural entre Portugal e Brasil, aliada à proximidade linguística, facilita a integração de empresas brasileiras e cria um ambiente propício à cooperação e expansão no mercado europeu.
Cascais oferece-se como “laboratório vivo” para estas startups, permitindo que testem e adaptem as suas soluções num ambiente real e no contexto europeu, posicionando o município cascalense como um centro de inovação e um destino de referência a nível internacional. Refira-se que, em março deste ano, Cascais estabeleceu protocolos de colaboração com a FUNCEX, bem como com entidades das regiões de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, promovendo o acesso a incubação, mentoria e apoio ao desenvolvimento empresarial para empreendedores brasileiros.
Além da participação de duas dezenas de startups, o encontro realizado no Centro Cultural de Cascais contou ainda com as presenças de Aloysio Nunes, representante da Apex em Bruxelas, Floriano Pesaro, gestor da ApexBrasil, e Paulo César Matheus da Silva, coordenador do escritório da ApexBrasil para Portugal e CPLP.
CMC | DG | NH | LB