Está aqui
Município de Cascais dá as boas-vindas à comunidade educativa do ano letivo 2024/2025
O Mosteiro de Santa Maria do Mar, em Carcavelos, acolheu na manhã desta sexta-feira, dia 6 de setembro, a comunidade educativa de Cascais, numa cerimónia que serviu de lançamento para o ano letivo de 2024/2025. Para receber as centenas de professores, diretores de agrupamentos escolares, e demais comunidade do ensino público e privado do concelho, estiveram presentes o Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Homem Cristo, e membros do Executivo da Câmara Municipal de Cascais, liderado pelo presidente Carlos Carreiras.
“A escola é a sede da cidadania. Para nós, o investimento na Educação nunca foi uma razão de dúvida”, começou por dizer Carlos Carreiras, dirigindo-se aos mais de 600 membros da comunidade educativa presentes no evento. “Tenho uma enorme felicidade em poder olhar para vós e sentir que os compromissos que temos assumido estão a ser cumpridos. Agradeço a todos pelo vosso trabalho e entrega, por trabalharem com o futuro do nosso concelho, que são os jovens”, acrescentou.
O Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Homem Cristo, também se dirigiu à comunidade educativa, afirmando que “o arranque do ano letivo é um momento de alegria” e, por isso, deixou um agradecimento a todos aqueles que estiveram na sua preparação. O Secretário de Estado teceu elogios ao trabalho desenvolvido pelo município cascalense. “Com Cascais, temos tido sempre um parceiro preocupado com a área da Educação, conseguindo encontrar soluções para os desafios que existem”, acrescentou, garantindo que o Governo tem estado a trabalhar de forma próxima com os estabelecimentos de ensino, para responder aos desafios que se colocam nesta área.
Já a presidente da Federação das Associações de Pais e Encarregados de Educação do concelho de Cascais (parceira na organização deste evento), Sónia Rapaz, aproveitou para “agradecer ao município por ter cumprido a promessa da disponibilização de habitação para professores”, fazendo também referência ao tema dos alunos do ensino especial, ao alertar para o facto das escolas “não estarem preparadas para receber estes alunos”. De destacar, que a primeira parte da sessão de boas-vindas à comunidade educativa do município, contou com as atuações artísticas da escola de dança Art Lab e do coro de docentes do Agrupamento de Escolas IBN Mucana.
De seguida, foi a vez do vereador com o pelouro da Educação na Câmara Municipal de Cascais, Frederico Pinho de Almeida, dar a conhecer as apostas do município na área da educação, para o ano letivo de 2024/2025. O vereador destacou a disponibilização de habitação a preços mais acessíveis para docentes deslocados (saiba mais aqui), e também a criação de 275 novas vagas na educação pré-escolar (saiba mais aqui).
Relativamente à requalificação e construção de novos equipamentos, destacou-se a construção em curso da nova Escola Básica e Secundária de Cascais, e a ampliação da Escola Secundária Fernando Lopes Graça, da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana, e da Escola Secundária S. João Estoril, durante o presente ano letivo. “Nos últimos 12 anos, investimos mais de 100 milhões de euros na construção e requalificação das nossas escolas”, referiu o vereador com o pelouro da Educação. Em termos de projetos para os alunos, existirá muita oferta neste ano letivo, destacando-se a continuidade dos bem-sucedidos “O Chef vai à Escola”, “A Voz dos Jovens” e o programa de Mentoria e Computação.
“A opinião sobre o que acontece com a Educação em Cascais é unânime: nós somos espetaculares!”, disse Frederico Pinho de Almeida. “Tem sido um orgulho o caminho que temos feito e é um orgulho poder fazer parte desta comunidade educativa”, acrescentou o vereador, não esquecendo que “as Juntas de Freguesia do concelho têm sido parceiros extraordinários na resolução dos desafios que surgem nas nossas escolas”.
Como se tem verificado, o Município de Cascais está a implementar várias medidas respeitantes à área da Educação, sendo que muitas delas vão estar em curso já neste ano letivo. O Jornal C de setembro é dedicado, precisamente, a esta temática (consulte aqui)
O evento de hoje contou ainda com vários workshops de recursos locais, numa altura em que está a decorrer a época da vindima no Mosteiro de Santa Maria do Mar. É caso para dizer que também se espera uma boa “colheita” a nível escolar, no ano letivo que agora começa.
CMC | DG | CB | LB