Está aqui
Federação de Patinagem de Portugal celebra 100 anos de história
O Salão Preto e Prata do Casino Estoril vestiu-se de gala na noite desta segunda-feira, 8 de abril, para acolher a cerimónia comemorativa dos 100 anos da Federação de Patinagem de Portugal. De dirigentes a treinadores, passando por antigos e atuais atletas, foram muitos os homenageados ao longo do evento, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, membro da Comissão de Honra das Comemorações dos 100 anos da Federação de Patinagem de Portugal.
“A patinagem deu-nos grandes campeões numa altura em que não acreditávamos ser tão bons quanto os melhores. Está de parabéns a Federação de Patinagem de Portugal, que venham mais títulos e conquistas, mas que, acima de tudo, consigam continuar a formar campeões na vida”, referiu Carlos Carreiras, também ele antigo atleta federado na modalidade de Hóquei em Patins. Em nome do município, o autarca cascalense entregou uma placa comemorativa do Foral de Cascais, ao representante máximo da Federação de Patinagem de Portugal, o seu presidente Luís Sénica.
“Estes 100 anos merecem toda a nossa pujança, resiliência e convicção naquilo que temos de fazer para a comemoração. Quero deixar um agradecimento muito especial à Câmara Municipal de Cascais, ao seu presidente e vereação, por nos terem recebido tão bem”, começou por dizer Luís Sénica. Quanto aos futuros objetivos da Federação, referiu o presidente que “queremos manter, e se possível aumentar, a nossa dinâmica competitiva, sendo que este foi talvez um dos melhores anos em termos de conquistas internacionais. Na área da comunicação pretendemos manter as dinâmicas que temos, e queremos também continuar o projeto informático interno que nos permite uma relação eficaz com as nossas associações e atletas.”
Além das homenagens aos campeões do passado e do presente, a Gala ficou marcada pela apresentação de várias iniciativas que irão assinalar este ano de centenário, tais como o livro dos 100 Anos da Patinagem - da autoria do professor Luís Gouveia, a Moeda dos 100 anos - em parceria com a Casa da Moeda, e o Selo dos 100 Anos - em parceria com os CTT. De referir, que a Federação Portuguesa de Patinagem decidiu renomear provisoriamente as competições nacionais mais importantes das várias disciplinas, com a alusão ao aniversário dos 100 anos, durante o ano de 2024.
A Gala contou com a presença do Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, e o Executivo da Câmara Municipal de Cascais esteve representado no evento, além do seu presidente Carlos Carreiras, pelo vice-presidente Nuno Piteira Lopes, e pelos vereadores Francisco Kreye e Frederico Nunes.
Sobre a Federação de Patinagem de Portugal
Fundada em 1924, a FPP é uma pessoa coletiva de direito privado e de utilidade pública, constituída sob a forma associativa sem fins lucrativos, que engloba clubes ou sociedades desportivas, associações de âmbito territorial, associações de praticantes, técnicos, oficiais de mesa, árbitros e juízes, e demais entidades que promovam, pratiquem ou contribuam para o desenvolvimento da Patinagem em todas as suas variantes, sendo a entidade reguladora da modalidade a nível nacional, que inclui todas as disciplinas da patinagem sobre rodas. Além de ser membro da World Skate e da World Skate Europe, a FPP é também Federação Olímpica através da disciplina de Skateboarding e tem, neste momento seis disciplinas ativas: Hóquei em Patins, Patinagem Artística, Patinagem de Velocidade, Skateboarding, Inline Freestyle e Roller Freestyle. É uma das Federações mais tituladas a nível internacional, com destaque para o Hóquei em Patins.
CMC | DG | BN | LB