Está aqui
Inauguração nova Central de Compostagem para Resíduos Verdes
A Tratolixo inaugurou esta quinta-feira, 5 de maio, a nova Central de Compostagem que tem capacidade para tratar 50 mil toneladas de resíduos verdes por ano.
Com um investimento de 5.2€ milhões, a nova unidade destina-se ao tratamento de biorresíduos de recolha seletiva e vai permitir um aumento de 88% da capacidade de tratamento da totalidade dos resíduos verdes produzidos e recolhidos pela Tratolixo nos municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra.
“É um exemplo muito interessante de economia circular,” salientou João Pereira Teixeira, presidente da Tratolixo, explicando: “os restos dos jardins são trazidos pelas câmaras e nós transformamos orgânicamente esses restos em adubo, que depois é vendido e vai para a terra outra vez para fazer crescer novas árvores e novas plantas.”
Além do reaproveitamento dos materiais, o processo evita ainda que estes resíduos terminem nos aterros.
“Não indo ao aterro não produz gases de efeito de estufa também e portante é um processo interessante do ponto de vista da circulariedade e da sustentabilidade,” conclui João Pereira Teixeira.
Esta unidade vai também permitir a produção de um composto orgânico de elevada qualidade, aumentando o desvio de Resíduos Urbanos Biodegradáveis (RUB) de aterro e a redução das emissões de GEE, indo ao encontro das políticas de mitigação das alterações climáticas e de promoção da transição para uma economia competitiva e de baixo carbono previstas no PNAC 2020/2030.
Construída através da requalificação dos antigos parques de compostagem do Ecoparque de Trajouce, a obra contou com apoio de financiamento de fundos europeus através do POSEUR.
FMC/LB/BN/CMC