Está aqui
Scholas Cidadania de Cascais








Seis dias intensos de trabalho, 170 jovens, acompanhados por 20 voluntários e professores que os ajudam a desconstruir problemas do dia-a-dia, e que num trabalho contínuo, descobrem soluções práticas e os apresentam ao executivo da Câmara Municipal no último dia de projeto. Esta é a Scholas Cidadania Cascais!
A Scholas Cidadania Cascais, é um programa educativo para a formação de estudantes entre os 15 e os 17 anos de diferentes estabelecimentos de ensino secundário da rede pública e privada do concelho de Cascais - Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo, Escola Básica e Secundária Matilde Rosa Araújo, Salesianos de Manique, Escola Secundária IBN Mucana, Escola Secundária da Cidadela e jovens identificados pela divisão de Educação.
A partilha de pontos de vista, o aproximar-se dos problemas quotidianos da comunidade e, através de uma perspetiva construtiva e da sua própria investigação – e do uso de metodologias dinâmicas, de trabalho em grupo inspiradas no pensar e debater - apresentam de propostas e soluções. E destes dias identificaram dois grandes problemas – o sistema educativo e a falta de apoio na saúde mental.
“Nós somos o presente e o futuro”, foi uma das frases mais ouvidas durante estes dias e que uniram estes jovens de várias escolas do concelho de Cascais.
Sobre a Scholas | É uma fundação mundial sem fins lucrativos, apoiada pelo Papa Francisco que trabalha com escolas e comunidades educativas públicas e privadas, de todas as confissões religiosas e seculares para restaurar o pacto educacional. Como organização da sociedade civil, busca-se o comprometimento de todos os atores para implementar a cultura do encontro pela paz através da educação.
Mais informações
MS/LB/CB