Está aqui
A análise de dados na otimização dos transportes públicos

Como pode ser otimizada a rota dos transportes públicos quando ocorrem interrupções na via pública? A ocorrência de obras ou atividades de manutenção nas vias pode ser desafiante para o normal funcionamento da rede de transportes, e causar constrangimentos de acesso aos cidadãos. Pensando neste desafio, Cascais propõe à comunidade de analistas de dados em competição que encontre tendências de interrupção no serviço regular assim como as melhores rotas alternativas, que serão traduzidas num modelo matemático explicativo.
A decorrer entre março e junho, as equipas passarão por várias fases eliminatórias, e poderão dar resposta ao desafio de Cascais na 2ª etapa, a decorrer entre 1 e 29 de abril.
A competição tem um prémio monetário para os vencedores, mas as soluções resultantes de toda a competição vão poder ser experimentadas por todos os interessados, porque os resultados serão partilhados em código aberto.
Esta não é a primeira vez que a autarquia é parceira do evento. Em 2021, Cascais propôs à comunidade de analistas a criação de um modelo que identificasse os melhores locais de usufruto ao ar livre (consoante práticas desportivas, passeios em família, convívios de lazer, etc), a partir da análise dos indicadores da Rede de Qualidade do Ar (o relatório de resultados de 2021 pode ser está disponível para consulta).
O Wold Data League é uma competição sem fins lucrativos, que reúne cientistas de dados de todo o mundo no desenvolvimento de soluções com impacto social. A edição de 2022 retoma a versão online e pretende colaborar para o alcance das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável através das soluções encontradas.