CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

As aventuras de atores sem medo

"As Aventuras de João Sem Medo" reúne consagrados e atores do Centro de Apoio Social do Pisão

Os Fora da Caixa, como o próprio nome indica, são um grupo de teatro diferente, mas que levam a arte da representação muito a sério. Para os residentes no Centro de Apoio Social do Pisão que são também atores, a noite desta quinta-feira, última do mês de março, perdurará na memória por muito tempo. Não é todos os dias que se tem a oportunidade de contracenar com atores de renome como José Raposo, Maria João Luís, Ruy de Carvalho, João Catarré, Márcia Cardoso, Joana Castro, Alda Gomes, Sofia Brito, Bruno Bernardo e Maria Romana. Tudo em nome d' As Aventuras de João Sem Medo. 

Todos os que se dedicam às artes performativas sabem a importância das noites de estreia. Esse friozinho no estômago que só passa quando se pisa o palco e se entra verdadeiramente na personagem. Os atores despem, assim, a sua pele e deixam os nervos à porta porque no palco já são o outro, a personagem que incarnam. E a personagem é essa mistura da arte de representar com as experiências e vivências de cada ator que lhe dá corpo e voz. 

Nenhum dos atores dos Fora da Caixa deixa transparecer qualquer nervosismo. No palco não há fragilidades à vista por parte de quem, em princípio, parte em desvantagem devido às complexas debilidades psicológicas de que padecem. Ali não são os "que vêm do centro social do Pisão", o estigma ficou fora do palco, os Fora da Caixa são atores como os outros, e bons, por sinal.  

A ideia de fazer um grupo de teatro no Centro de Apoio Social do Pisão surgiu a Tobias Monteiro, ator e encenador, quando foi convidado a animar as aulas de Expressão Dramática, no âmbito da Terapia Ocupacional promovida pelo centro para os seus residentes. Após levar a experiência do teatro clássico aos residentes do Centro do Pisão, Tobias Monteiro teve a ideia de tirar os Fora da Caixa das suas rotinas e de levar a encenação para fora das instalações do Pisão. O Teatro revela-se um ótimo instrumento de inclusão e de expressão da criatividade sem limites. E a avaliar pelo excelente resultado, de uma forma que, por vezes, os métodos de abordagem clássicos não conseguem, chegar às pessoas com necessidades especiais e contribuir para a sua socialização e integração. 

O que este espetáculo veio demonstrar é que, apesar das suas particularidades, estes atores amadores têm muito talento para explorar, os quais, perante uma sociedade altamente competitiva, vêm a sua independência e autonomia postas em causa. 

" Conheço cada uma destas pessoas e sei das suas limitações, mas também sei que todos os dia são capazes de me surpreender", referiu a Provedora da Santa Casa da Misericórida de Cascais, Isabel Miguens Bouças, cuja instituição que dirige preside aos destinos do Centro de Apoio Social do Pisão. 

As Aventuras de João Sem Medo, construído a partir da obra de José Gomes Ferreira, com adaptação de Tobias Monteiro, para filme e teatro, pode ser visto no Auditório do Parque Palmela, em Cascais, nos dias 02, 03, 08, 09 e 10 de abril, pelas 20H00, revertendo a bilheteira para os elementos constituintes do grupo Fora da Caixa.

Produção: Kind of Black Box 

Parceiro Institucional: Governo de Portugal/ Cultura

Mais informações e bilhetes AQUI

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0