Está aqui
Cascais Olímpico: Homenagem a atletas históricos
O evento que reuniu em Cascais o maior número de atletas Olímpicos portugueses jamais realizado no país, prestou este sábado homenagem aos atletas que escreveram a História do Desporto Nacional.
A 1ª edição do Cascais Olímpico trouxe ao palco da Nova SBE em Carcavelos atletas que participaram nos Jogos Olímpicos até 1972. Foi o caso de Joaquim Pedro Granger que participou na modalidade de Ginástica nos Olímpicos de Helsinki em 1952, António Gentil da Silva Martins, na modalidade de Tiro, em Roma (1960), ou a ginasta Esbela Miyake que contou com três participações nas Olimpiadas de 1960, 1964 e 1968, desafiando tudo e todos, numa época em que ser mulher e praticar desporto já era um feito, quanto mais participar nos Jogos Olímpicos.
Estes foram alguns dos cerca de 26 nomes que se destacaram em modalidades como a Ginástica, Natação, Tiro, Esgrima, Atletismo, Vela, Remo, Judo, Lutas Amadoras ou Equestre numa época em que num país pobre e sem recursos, foram verdadeiros heróis ao representarem Portugal ao mais alto nível, em circunstâncias muito menos favoráveis, onde o recurso ao improviso era o único meio para treinarem com perserverança e sacrificios pessoais inimagináveis.
" O mundo seria muito melhor com mais desporto, com mais respeito, com mais excelência, naquilo que são os valores do desporto e da superação e é isso que Cascais celebrou nesta semana do Cascais Olímpico", referiu Francisco Kreye, vereador da Câmara Municipal de Cascais ao fazer um balanço daquilo que foram os três dias do evento que pela primeira vez se realizou no país.
Os atletas hoje homenageados e todos os outros presentes, no ativo ou não, neste grande encontro em Cascais trouxeram a celebração do Olimpismo e de como o Desporto pode ser um veículo de Paz e União entre os Povos, nos tempos conturbados em que vivemos.
PL | LB | BN | CMCascais