CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

8.ª edição do projeto “A Voz dos Jovens” está em curso

100 alunos do ensino secundário trabalham para “A Voz dos Jovens”

São jovens, mas já começam a tomar consciência política e da importância da democracia representativa, colaborativa e participativa. O trabalho para dominar estes três instrumentos da vida em sociedade como a conhecemos está em curso e envolve perto de 100 alunos de 12 escolas secundárias da rede pública e privada do concelho (ensino regular e profissional).

Envolvidos na qualidade de representantes dos seus pares, os jovens estão a trabalhar em diversas sessões preparatórias com vista à apresentação de um documento conjunto sobre democracia participativa, representativa e colaborativa no seio das escolas.

O ponto de partida para esta capacitação é a figura do representante de turma. Qual a sua importância? Quais as características indispensáveis? Como deve ser eleito(a)? Que papel deve ter?

Até agora já decorreram seis sessões de trabalho por grupos de escola com vista à produção de um único documento-proposta a 17 de maio, aquando da realização do Fórum “A Voz dos Jovens” que terá lugar no auditório da Casa das Histórias Paula Rego em Cascais. Antes disso, o trabalho prossegue com novas sessões em abril.

Por agora, os jovens investem não só na congregação de ideias-chave, mas também na comunicação do projeto, para levar mais longe a sua mensagem. Para tanto, têm recebido e posto em prática conhecimentos na área do registo de imagens (vídeo e fotografia) e da edição de texto para criação de notícias, publicações nas redes sociais, entre outros suportes. O objetivo é que sejam os próprios jovens a dinamizar, por exemplo, a página oficial do projeto no Instagram "Voz dos Jovens_Cascais" com conteúdos produzidos por si, embora contem com o apoio das equipas municipais envolvidas no projeto.

Esta oitava edição do "A Voz dos Jovens" conta com a participação de mentores externos, como Ana Raimundo e Mariana Barradas, hoje alunas universitárias, que estiveram envolvidas em edições anteriores nas respetivas escolas secundárias do concelho. Conta ainda com o apoio de Francisco Cordeiro de Araújo, autor do projeto "Os 230" em parceria com Ana Filipa Duarte, jornalista.

Dinamizado pela área da Educação, o projeto consta no Plano de Ação Local do programa Cidade Amiga das Crianças e envolve equipas municipais das áreas da Participação e Cidadania e da Comunicação, bem como uma equipa da Scholas Occorrentes, fundação para a cidadania e capacitação dos jovens sob a égide do Papa Francisco com delegação em Cascais.

Ler mais sobre o projeto “A Voz dos Jovens”.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0