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Pegadas de Cascais | Episódio 15 - O Fim da Linha

A linha de Cascais termina onde começam os sonhos. Este é o tema deste 15.º episódio das Pegadas de Cascais.

A Vila da Corte, onde reis e pescadores se cruzam idilicamente desde o Século XIX, foi sempre o espaço de inovação e modernidade que deu o mote para definir os caminhos de futuro de Portugal. Porque aqui, o fim da linha foi sempre o princípio de uma terra diferente, única, extraordinária e irrepetível! De uma experiência que urge repetir... Um Cascais onde todos querem ir. Que importa conhecer e onde todos querem estar. A nossa linha!

Corria o ano de 1889 quando os comboios ligaram, pela primeira vez, Cascais a Pedrouços, o que acabou por marcar o fim de uma era para Cascais envolta no charme próprio de uma Vila da Corte que viveu intensamente a paixão de um Rei especial por este recanto mágico.

Cascais assistiu de forma sentida à morte de Dom Luís. O Rei poeta, pintor, cientista e sonhador, que contrariou tudo e todos para vir morrer a “olhar para o mar de Cascais.
 
Ao aproximar a vila da capital e ao dar acesso direto aos seus habitantes às principais empresas de Lisboa, ao mesmo tempo que trazia para a vila o turismo, essa época marcou o fim de uma certa Linha de Cascais.
 
Atualmente a linha tem uma extensão de 25 km.
 
Mas nem sempre foi assim…
 
Quando foi Inaugurada, a linha pertencia à Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses e o seu percurso ligava apenas Pedrouços a Cascais, com o nome de "Ramal de Cascais".
Só as classes mais abastadas se podiam aventurar nessa viagem em direção à idílica vila de Cascais.
              
Nos anos 20 do séc. XX a linha foi arrendada por 50 anos à Sociedade Estoril, entidade ligada à hotelaria, diversão e transportes.
 
A eletrificação da linha foi levada a cabo em 1926, por Fausto Figueiredo, criador da Sociedade Estoril. Aqui nesta via circulou assim o primeiro comboio de tração elétrica de toda a Península Ibérica.
 
Nos anos 30, Fausto Figueiredo consegue outro feito notável, ao trazer o comboio Sud-Express, Lisboa-Paris até ao Estoril. A composição deste famoso e luxuoso comboio era composta, nesta etapa, apenas pela máquina e por uma carruagem-cama que levava para o Estoril muitos turistas europeus endinheirados que desfilavam na moda, acabadinha de chegar da Cidade Luz!.
 
Por tudo isto, a Linha de Cascais sempre foi muito mais do que uma mera via férrea!

 

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