Está aqui
Tiago e Nikolay
Nikolay Lalov chegou a Portugal há 30 anos, vindo da Bulgária. Tinha planos de ficar apenas 6 meses, mas acabou por ficar por cá até hoje, a desenvolver a sua atividade como músico e maestro.
Foi nesse contexto que trabalhou com o pai do Tiago, que agora o acompanha, como violoncelista, na Orquestra Sinfónica de Cascais.
O mundo das orquestras é naturalmente constituído por gente de muitas culturas e maneiras de estar diferentes, no qual ambos afirmam “que se pode aprender muito”.
No caso concreto do Maestro Nikolay, o Tiago conta que foi inspirado pela “sua enorme capacidade de trabalho, pelo grande rigor, persistência e pelo gosto de evoluir sempre”. Por seu lado o Maestro confessa que, nestes 20 anos em que trabalham juntos, aprendeu a “admirar a grande paciência do Tiago”. Um traço que reconhece nos portugueses em geral e que, conta, o tem “ajudado a moderar o seu temperamento mais brusco e apressado”.
A observação faz sorrir o Tiago, que hoje conhece ainda melhor o temperamento dos búlgaros, pois acabou por se casar com uma colega, também música, desse país.
#encontraomundoemcascais