Está aqui
Carnaval 2019 estreia copos reutilizáveis em Cascais
A decisão parte do executivo da Câmara Municipal e conta com a parceria dos responsáveis de cada evento, mas é fundamental a colaboração dos visitantes.
Consciente da pegada ecológica significativa dos mais de 200 eventos que se realizam anualmente em Cascais, a Câmara Municipal aposta, neste Carnaval, numa medida fundamental para minimizar esse impacto.
Para tal, em articulação com os promotores e fornecedores, a autarquia irá aplicar, já em 2020, um Regulamento de Eventos Sustentáveis. Vamos fazer a ponte com os promotores e fornecedores e com a equipa de consultores que nos está a apoiar na transição para eventos cada vez mais sustentáveis.
“A transição rumo a eventos sustentáveis tem de ser feita em conjunto: é um caminho que todos temos o dever de fazer, mas se o esforço for partilhado os resultados serão sempre melhores. Este Carnaval é um marco fundamental dessa onda de mudança e os protagonistas são as coletividades organizadoras (Malveira e Janes), que não hesitaram em abraçar este desafio piloto. Vamos testar uma solução ecológica – os copos reutilizáveis – para reduzir o uso de copos de plástico descartáveis, que são produzidos com base em petróleo, usados durante poucos minutos e raramente reciclados levando centenas de anos a decompor-se”, explica Joana Balsemão, vereadora do Ambiente na Câmara Municipal de Cascais.
“A necessidade de começar a fazer alguma coisa tornou-se incontornável e Cascais quer fazer a diferença”, acrescenta Joana Balsemão.
Os copos reutilizáveis vão ser disponibilizados mediante um custo. O objetivo é que quem compra o copo, mesmo que por um valor simbólico, o guarde e o reutilize durante o evento.
Como se trata de uma edição limitada para este Carnaval, estes copos podem mesmo constituir uma recordação.
Ao aderir a esta medida, os participantes contribuem para um planeta mais saudável e podem mesmo ser inspirados para deixar de usar plásticos descartáveis noutros aspetos do seu dia-a-dia, por exemplo, usando um cantil para transportar água, ou sacos de outros materiais quando vão às compras.
A receita para um Carnaval mais sustentável é simples:
Carnaval Malveira-Janes: Uma festa = um copo = melhor ambiente!