CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Receita centenária nos Roteiros do Património de Cascais

Receita centenária junta à mesa seis dezenas de participantes dos Roteiros do Património Concelhio para saborearem um prato de caldeirada de peixe da autoria de Eduardo Frederico dos Santos (1868/1941) que costumava prepará-la para os amigos, entre os quais, o Rei D. Carlos.

Dedicada a uma receita centenária e a vinhos históricos, da Rota de Vinhos de Bucelas, Carcavelos e Colares, a iniciativa realizou-se no domingo, 24 de fevereiro, no âmbito dos Roteiros do Património Concelhio. Eduardo Frederico dos Santos fazia-a com regularidade. O sucesso da receita à época entre os amigos levou o seu autor a apelidar-se, em tom de brincadeira, de “Caldeireiro de Sua Majestade”. Eduardo Frederico dos Santos não era cascalense de gema, mas de adoção. Era na sua Quinta da Ribeira das Vinhas que recebia os amigos e promovia o convívio.

A confeção da receita para os participantes desta edição dos Roteiros esteve a cargo do Chef Rodrigo Ramalho, bisneto do autor da receita que preparou o prato com uma grande variedade de peixes: safio, raia, pata-roxa, tamboril, tremelga, sardinha, berbigão, mexilhão, sapateira, lagosta e lagostim.

O vinho escolhido para acompanhar a refeição foi Bucelas DOC. Para a sobremesa e para depois do café, foram servidos dois Carcavelos, de grande requinte e raridade que fizeram as delícias dos participantes. A iniciativa contou ainda com a presença da “Rota dos Vinhos de Bucelas, Carcavelos e Colares”, três vinhos históricos com região demarcada.

A inscrição neste Roteiro teve um custo por participante. Os vinhos foram oferecidos pela RVBCC (Rota dos Vinhos de Bucelas, Carcavelos e Colares.

Sobre os Roteiros do Património |

A iniciativa “Roteiros do Património Concelhio” é promovida pelo Núcleo do Património Histórico e Cultural, da Divisão de Arquivos, Bibliotecas e Património há mais de 20 anos, abordando diversas temáticas históricas importantes para o Concelho de Cascais. Em 2018, os temas passaram a focar-se em espaços de vivência de figuras como, D. Luís e D. Carlos, personagens importantes no desenvolvimento de Cascais, vila e concelho.

Neste âmbito já foram realizadas visitas ao Palácio Nacional da Ajuda e Palácio da Cidadela, em Cascais. Em data a anunciar, serão realizadas outras visitas ao Palácio Nacional de Mafra e ao Paço Ducal de Vila Viçosa.

Com periodicidade mensal e sucesso garantido, as inscrições para os Roteiros do Património, esgotam rapidamente.   
 

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0