CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Ribeiras de Cascais

O Concelho de Cascais encontra-se no limite de distribuição de alguns peixes endémicos da Península Ibérica e de Portugal, sendo, consequentemente, importante conhecer a distribuição das diferentes espécies nas ribeiras do Concelho. Neste âmbito, a Cascais Ambiente desenvolveu o projeto “Ribeiras de Cascais”, com o intuito de aumentar o conhecimento da biodiversidade e habitats das ribeiras do concelho, desenvolvendo assim ferramentas para uma gestão territorial fundamentada. Este projeto pretende caracterizar e avaliar os ecossistemas fluviais, por forma a desenvolver medidas de gestão adequadas e adaptadas à realidade do concelho, valorizando o património natural aí existente.
 
A fase de caracterização começou em 2014, com a realização de diversas saídas de campo, e revelou a presença de algumas espécies com carácter de proteção, como é o caso da boga-portuguesa (Iberochondrostoma lusitanicum) catalogada pelo Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal como “criticamente em perigo”.
 
Dada a sua vulnerabilidade, a recuperação desta e de outras espécies igualmente ameaçadas é essencial, razão pela qual a Cascais Ambiente pretende implementar um processo de repovoamento após a fase de caracterização. Este processo consistirá na reprodução em cativeiro, a partir de indivíduos provenientes das ribeiras do concelho e posterior libertação nos mesmos locais. A eliminação de espécies exóticas é também uma prioridade para a Cascais Ambiente, uma vez que estas competem com as espécies nativas, impedindo o seu estabelecimento e desenvolvimento. 
 
A par da caracterização da fauna piscícola, a Cascais Ambiente encontra-se também a realizar uma avaliação da qualidade da água através da análise de macroinvertebrados bentónicos, organismos que são excelentes indicadores devido à sua sensibilidade à variação de fatores ambientais.
Das ribeiras avaliadas em 2014, a ribeira da Lage parece apresentar um maior potencial ecológico, tendo sido a que apresentou melhor qualidade da água, maior número de espécies nativas e maior preservação de habitats.
 
 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0