O nosso vizinho mais famoso | Marcelo nada todos os dias 45 minutos nas praias de Cascais
Ilustre Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, desde a sua licenciatura em Direito, em 1971,universidade onde completou o seu doutoramento, sendo a doutrina que publicou e defendeu citada e abundantemente utilizadas pelos profissionais do direito.
Popularmente conhecido como “Professor Marcelo” , comunicador por excelência, fazedor de opinião, chega a casa de milhões de portugueses todos os domingos com análises da atualidade política que são escutadas com atenção tanto pela esquerda como pela direita.
A televisão aumentou a sua notoriedade pública mas a ligação aos media vem de trás. Foi diretor do Expresso no arranque do que viria a ser o maior jornal português e, mais tarde, do Semanário. Fez comentário político na TSF, nos jornais e nas televisões, até se fixar na TVI.
Com uma carreira política longa e influente, Marcelo Rebelo de Sousa foi fundador do PPD-PSD, partido que liderou na década de 90, sendo atualmente o seu militante número três. Foi pelo PSD que foi eleito deputado várias vezes desde a Assembleia Constituinte, momento a partir do qual se notou o seu papel ativo na construção da Democracia Portuguesa.
Residente em Cascais, tem dado o seu contributo cívico e político ao concelho onde já foi presidente da Assembleia Municipal, entre 1979 e 1982, e presidente da Associação de Pais da Escola Salesiana do Estoril. Marcelo Rebelo de Sousa vive no centro da Vila há mais de trinta anos e leva apenas cinco minutos a pé até chegar à Praia dos Pescadores ou da Conceição. É aí que, diária e religiosamente, dá umas braçadas faça chuva ou faça sol.
Quarenta ou 45 minutos de natação por dia, esses, ninguém lhos tira. Estará Marcelo Rebelo de Sousa a ganhar resistência para outros desafios de maior magnitude política?
A imprensa nacional teima em coloca-lo na esfera dos presidenciáveis. Para os cascalenses, o importante é continuar a chamar vizinho ao Professor mais conhecido dos portugueses.