CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais: “combate aos incêndios: é necessário preservar o património natural”

Os Serviços Municipais de Proteção Civil fizeram esta semana um balanço dos trabalhos de prevenção dos incêndios. “Combate aos incêndios 365 dias por ano” é a filosofia definida pelo presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.

Agora que se aproxima a época do calor, Proteção Civil, Guarda Nacional Republicana, Bombeiros, Sapadores Florestais e o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, estiveram no terreno para avaliar o resultado dos trabalhos de manutenção da rede viária florestal. Um esforço que assume especial importância na entrada da fase “Charlie”, a altura mais propensa ao desencadear de incêndios.  

 

Destacando o papel desempenhado por todos os agentes de Proteção Civil e pelas equipas municipais que operam na manutenção dos caminhos florestais e na limpeza da serra, o presidente da Câmara Municipal de Cascais, considera que “ser este um investimento necessário, mas que ninguém vê”. “A limpeza no Parque Natural Sintra-Cascais é fundamental, pois é graças a este trabalho que, no caso de haver um incêndio, os veículos de socorro podem aceder ao local mais facilmente e em segurança. Assim estamos melhor preparados para o combate”, assegura. 

 

“Hoje a serra é muito mais vivida”, reconhece o autarca, que contrapõe: “é preciso preservar este património natural que é de todos. O combate aos incêndios faz-se 365 dias por ano.”

 

Dois anos de trabalho numa área de 250 hectares em pleno Parque Natural de Sintra–Cascais permitem ao Comandante Operacional de Cascais, Pedro Lopes de Mendonça, acreditar que se pode evitar o reaparecimento de zonas  com vegetação densa onde é mais difícil defender a natureza: “agora é manter os terrenos limpos nos próximos anos”, assegura, embora reconheça que “existem mais espaços onde é necessário intervir”. Uma tarefa para os próximos tempos e que inclui a sensibilização da população. 

 

Para além das Forças de Proteção Civil, parte do esforço de manutenção das áreas verdes e da prevenção é garantido pela Cascais Ambiente. Recuperação da floresta autóctone, erradicação das espécies invasoras, valorização da regeneração natural e núcleos de vegetação resiliente são algumas das tarefas da equipa da Cascais Ambiente. 

 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0